Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A Contribuição do design para o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro e digital bilíngue (Libras-Português)

The contribution of design to the development of a board game and digital bilingual (Libras-Portuguese)

Estaregue, Daniela ; Rupolo, Edimara Lucia ; Krusser, Renata ; , ;

Artigo:

Estudos revelam a existência, no Brasil, de uma parcela significativa de pessoas com deficiência auditiva, onde 9% já nasceram com essa condição e os demais adquiriram ao longo da vida. O princípio da equidade afirma que todos são aptos a aprender, contanto que sejam ofertadas as condições necessárias. Assim, o objetivo deste trabalho é por meio do design desenvolver um jogo de tabuleiro e digital a ser utilizado como recurso didático para o ensino-aprendizado direcionado a alunos do ensino fundamental. Para atingir esse objetivo a equipe projetual fez uso da metodologia de Design Thinking, com uma abordagem centrada no usuário. Como resultado, obteve-se uma versão física do jogo de tabuleiro apenas no idioma Português e uma solução digital, em Português e Libras. Segundo a validação realizada, a solução atende às necessidades do publico com deficiência auditiva, fornecendo um material inovador para o campo educacional que minimiza as barreiras no acesso ao conhecimento.

Artigo:

Studies reveal the existence, in Brazil, of a significant portion of people with hearing impairment, where 9% were born with this condition and the others acquired it throughout their lives. The principle of equity states that everyone is able to learn, as long as the necessary conditions are offered. Thus, the objective of this work is, through design, to develop a board and digital game to be used as a didactic resource for teaching-learning aimed at elementary school students. To achieve this goal, the design team used the Design Thinking methodology, with a user-centered approach. As a result, we obtained a physical version of the board game only in Portuguese and a digital solution, in Portuguese and Libras. According to the validation carried out, the solution meets the needs of the hearing-impaired public, providing innovative material for the educational field that minimizes barriers to accessing knowledge.

Palavras-chave: design thinking; deficiência auditiva; acessibilidade; jogo de tabuleiro, jogo digital,

Palavras-chave: design thinking; hearing deficiency; accessibility; board game, digital game,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-87

Referências bibliográficas
  • [1] "AMARAL, J. D. Jogos Cooperativos. São Paulo: Phorte, 2004.
  • [2] BRAGA, Marcos da Costa (Org.). O papel social do design gráfico. São Paulo: SENAC, 2011.
  • [3] BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Parecer nº 15, de 15 de dezembro de 2017. Assunto: Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2017-pdf/78631-pcp015-17-pdf/file>. Acesso em: 10 jan. 2020.
  • [4] BRASIL. Ministério Público do Trabalho - Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região. Lei Brasileira de Inclusão. Vitória/ES. 2015.
  • [5] BROTTO, F. Os Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. São Paulo: Projeto Cooperação, 2001.
  • [6] BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: Para jogar uns com os outros e venSer... Juntos. Santos (SP): Projeto Cooperação, 1999.
  • [7] BROWN, Tim et al. Design thinking. Harvard business review, v. 86, n. 6, p. 84, 2008.
  • [8] CUNHA, M. B. da. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. v. 34, n° 2, p. 92-98, 2012.
  • [9] CUNHA, N. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE. 1988.
  • [10] IDEO. Human-Centered Design: Kit de Ferramentas. 2. ed. IDEO, 2009. 105 p
  • [11] IPHAN. As Freguesias Luso-brasileira na região da Grande Florianópolis. Florianópolis: IPHAN, 2015.
  • [12] IPHAN. As Freguesias Luso-brasileira na região da Grande Florianópolis. Florianópolis: IPHAN, 2015.
  • [13] KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 1996.
  • [14] LOCOMOTIVA PESQUISA E ESTRATÉGIA (São Paulo). Raio X da surdez no Brasil. São Paulo, 2019. 47 slides, color.
  • [15] PAULI, Evaldo. A fundação de Florianópolis. Florianópolis: Lunardelli, 1973.
  • [16] SILVA, Regiana Sousa (org.); SALES, Fábio Henrique Silva (org.). Um olhar inclusivo sobre o ensino das ciências e da matemática. 1 ed. Curitiba: Editora Appris Ltda, 2017.
  • [17] SOARES, M. H. F. B. O lúdico em química: jogos e atividades aplicadas ao ensino de química. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos, 2004.
  • [18] SOLER, R. AMARAL, J. D. Jogos Cooperativos. São Paulo: Phorte, 2004.
  • [19] SOLER, R. Jogos cooperativos. Rio de Janeiro: Sprint, 2002."
Como citar:

Estaregue, Daniela; Rupolo, Edimara Lucia; Krusser, Renata; , ; "A Contribuição do design para o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro e digital bilíngue (Libras-Português)", p. 1342-1358 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-87

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações