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Blucher Design Proceedings

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  • ISSN: 2318-6968
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    • Setembro 2022 vol. 10 num. 3 - III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA

      Resumo - Open Access.

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      "A Contribuição do Design De Interação no Estudo da Experiência do Usuário com Serviços de Culinária Regional. "

      The Contribution of Interaction Design in The Study of User Experience With Regional Cuisine Services

      Passos, Fernanda K Cruz ; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque ;

      Resumo:

      "Nos últimos anos, observa-se um crescente interesse dos consumidores em vivenciar experiências relacionadas à gastronomia e, simultaneamente, as empresas passaram a buscar cada vez mais entregar experiências de longo prazo através de serviços e produtos inovadores. As ações humanas, bem como, seus estímulos sensoriais se manifestam cotidianamente, de forma individual e subjetiva, tornando-se atualmente um grande foco dos estudiosos. Para melhor compreensão do assunto, alguns autores abordam áreas de investigação que consideram os fatores comportamentais, estudos da percepção e dos processos cognitivos como essenciais para compreensão das interações dos indivíduos, bem como suas consequências (OLIVEIRA; MONTALVÃO, 2012). O Design de Interação, por sua vez, pode ser conceitualizado como a área que busca entender as necessidades humanas e desenvolver produtos baseados em atendê-las, considerando conforto, funcionalidade e sustentabilidade. Enquanto que, no âmbito do design contemporâneo, assuntos como a experiência dos usuários e as descobertas que cercam além do modo de uso dos artefatos, as suas relações cognitivas e de prazer vêm sendo cada vez mais pautados. Segundo a “Human Factors International”, os métodos de pesquisa e design centrados no usuário evoluíram para abranger novas áreas de conhecimento, incluindo o campo do Design Emocional. Esta área reconhece que determinadas emoções sejam identificadas ou evitadas no uso dos artefatos ou serviços (DEMIR et al., 2009), integrada aos fundamentos da psicologia e às abordagens centradas no usuário, são complementares para a condução do processo projetual de design (ASSUNÇÃO; JACQUES, 2021). Em serviços de segmento regional, faz-se necessário considerar conhecimentos acerca dos fatores cognitivos e comportamentais, em que a percepção dos indivíduos sobre tais serviços estejam alinhadas com sua identidade e cultura onde estão inseridos, de maneira que faça sentido para os mesmos. Ainda no recorte regional, no segmento gastronomia, pode-se afirmar que a alimentação é um “reflexo cultural” da sociedade contemporânea (PARREIRA, 2012), onde os hábitos alimentares relativos à comida podem apontar identidades e tradições definidas no tempo e no espaço e a interação afetiva das pessoas com alimentos ocorre em diversos pontos de contato, desde a escolha deles, o preparo ainda em fase de insumo e o consumo. Nos últimos anos, tem-se percebido o interesse dos estudiosos da área de HCI (Human Computer Interaction) em entender as relações entre comida/alimentos e os seres humanos. Levantando as preocupações desde a segurança alimentar no cultivo dos alimentos até o consumo compartilhado com amigos, familiares e até mesmo festividades até a mesa, visto que, as práticas culinárias podem ser entendidas como um conjunto de aromas e sabores específicos de uma determinada cultura, enquanto resultado da interação do ser humano com o seu ambiente, envolvendo diferentes dimensões como a cultura, as sensações, as emoções e as lembranças, despertadas pelos atos de preparar como de consumir alimento (MACIEL, 2001; MINTZ, 2001; DE PAULA, 2002 apud IPIRANGA; LOPES; SOUZA; FROTA, 2013). Por fim, reconhecemos que, para melhor compreensão de assuntos que permeiam a interação dos usuários com serviços de culinária regional, se faz necessário o levantamento de estudos encontrados no Design de Interação dessa abordagem podem contribuir para uma melhor experiência dos usuários com serviços de culinária regional, considerando o bem estar das pessoas usuárias ao interagirem com o segmento, além disso, o cruzamento de estudos encontrados na literatura antropológica, que fundamentam a correlação dos indivíduos com o ato de consumo alimentar, e como os fatores culturalmente simbólicos, são reconhecidos quando atribuídos a serviços desse segmento. Como resultado esperado, a investigação do ponto de vista que permeia as dimensões da experiência das pessoas usuárias, bem como ferramentas metodológicas utilizadas são capazes para entender esses fenômenos que cercam a inter-relação dos usuários."

      Resumo:

      -

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      Palavras-chave: Design de Interação; Experiência do usuário; Design e Gastronomia; Culinária Regional,

      Palavras-chave: -,

      DOI: 10.5151/jopdesign2022-5

      Referências bibliográficas
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      • [3] DESMET, P. M. A. Designing Emotions. 2002. Delft University of Technology, 2002.
      • [4] IPIRANGA, Ana Silvia Rocha; LOPES, Luma Louise Sousa; SOUZA, Elnivan Moreira de; FROTA, Luis André Aragão. A Experiência Estética em uma Organização Gastronômica. 2013. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2013_EnANPAD_EOR533TC.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.
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      • [7] NORMAN, Donald. Design Emocional: Por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
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      • [9] RAMOS, M.; DÍAZ MERINO, E. A.; SCHMIDT ALVES DÍAZ MERINO, G.; GITIRANA GOMES FERREIRA, M. Design de serviços e experiência do usuário (UX): uma análise do relacionamento das áreas. DAPesquisa, Florianópolis, v. 11, n. 16, p. 105-123, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6378. Acesso em: 13 jun. 2022.
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      Como citar:

      Passos, Fernanda K Cruz; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque; ""A Contribuição do Design De Interação no Estudo da Experiência do Usuário com Serviços de Culinária Regional. "", p. 11-13 . In: Anais da III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2022.
      ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2022-5

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TY  - CONF
T1  - "A Contribuição do Design De Interação no Estudo da Experiência do Usuário com Serviços de Culinária Regional. "
JO  - Blucher Design Proceedings
VL  - 10
IS  - 3
SP  - 11
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PY  - 2022
T2  - III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA
AU  - Fernanda K Cruz Passos , Lívia Flávia de Albuquerque Campos ,
SN  - 2318-6968
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Fernanda K Cruz Passos, Lívia Flávia de Albuquerque Campos, "A Contribuição do Design De Interação no Estudo da Experiência do Usuário com Serviços de Culinária Regional. ", III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA, Blucher Design Proceedings, Volume 10, 2022, Pages 11-13, ISSN 2318-6968, http://dx.doi.org/10.1016/jopdesign2022-5
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Palavras-chave:: Design de Interação; Experiência do usuário; Design e Gastronomia; Culinária Regional,
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