Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A comunicação visual das fachadas de lojas do comércio popular do bairro de Prazeres em Jaboatão dos Guararapes – PE

Working-class storefronts’ visual communication in Prazeres, Jaboatão dos Gurararapes – PE

Araújo, Luan Nunes de; Oliveira, Gabriela Araujo F.;

Artigo completo:

Este artigo busca mapear e analisar as principais características dos elementos visuais que compõem um dos principais pontos do varejo de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco: o comércio do bairro de Prazeres. Por meio do arranjo de fotos das fachadas em um painel sintático, visamos a criar parâmetros para compreender as soluções desenvolvidas pelo design local para o comércio popular. Ao avaliar as fachadas com uma classificação de (1) tipografia, (2) símbolo, (3) alinhamento e (4) paletas cromáticas, não é possível determinar características distintivas desses layouts, de modo que é necessário avaliar outros aspectos do processo de comunicação, como criação e recepção.

Artigo completo:

This paper aims to map and analyze major visual elements’ attributes composing one of the main retail areas in Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco: stores in Prazeres neighborhood. By arranging photographs of the forefronts in a syntactic board, we aim to create parameters to understand the solutions developed by local design for working-class stores. In order to analyze the storefronts we classified their (1) typography, (2) symbols, (3) alignment and (4) color palette but found no distinctive characteristic of those layouts, thus demanding study of other aspects of their communication process, such as creation and reception.

Palavras-chave: comunicação visual, linguagem visual, comércio popular, paisagem urbana,

Palavras-chave: visual communication, visual language, street trading, urban landscape,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-6.0063

Referências bibliográficas
  • [1] Cullen, G. (1983). Paisagem Urbana. Rio de Janeiro: Edições 70.
  • [2] Lynch, K. (1997). A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes.
  • [3] Péon, M. L. (2003). Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB.
  • [4] Strunck, G. L. (1989). Identidade Visual: a direção do olhar. Rio de Janeiro: Europa Emp. Graf. Ed.
Como citar:

Araújo, Luan Nunes de; Oliveira, Gabriela Araujo F.; "A comunicação visual das fachadas de lojas do comércio popular do bairro de Prazeres em Jaboatão dos Guararapes – PE", p. 2676-2683 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-6.0063

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações