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A Compreensão do Usuário pelos Micro e Pequenos Empresários do Setor de Confecção do Vestuário

The Understanding of the User by the Micro and Small Entrepreneurs of the Clothing Manufacturing Sector

MAKARA, Elen; MERINO, Giselle S. A. D.;

artigo:

Ao estar próximo a um provador em uma loja de roupas, é possível observar empiricamente as inúmeras reclamações dos usuários ao provar uma peça. Ao refletir sobre estas reclamações dos usuários a respeito das peças, questiona-se se as indústrias de confecção conhecem o usuário de seus produtos e levam este em consideração no desenvolvimento de seus produtos. O objetivo deste artigo é verificar como os empresários confeccionistas compreendem os usuários dos seus produtos. Para isto foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica, e uma pesquisa de campo, na qual foram entrevistados quatro empresários, cada um responsável por uma Micro e Pequena Empresa (MPE) de confecção localizada em Gaspar/SC. Entre os resultados destaca-se a dificuldade que os empresários possuem em definir quem são os usuários de seus produtos. Entre as definições dadas encontram-se termos abrangentes, os quais abordam basicamente os critérios de segmentação demográfica, relacionado à idade, tamanho, sexo e rendimento.

artigo:

By being close to a dressing room in a clothing store, it is possible to empirically observe the innumerable complaints of the users when trying a piece. When reflecting on these complaints of the users regarding the pieces, it is questioned if the manufacturing industries know the user of their products and take this into account in the development of their products. The objective of this article is to verify how the entrepreneurs confeccionistas understand the users of their products. For this, an exploratory and bibliographical research was carried out, and a field survey was conducted in which four entrepreneurs were interviewed, each responsible for a Small and Micro Enterprise (MPE) of confection located in Gaspar / SC. Among the results stands out the difficulty that entrepreneurs have in defining who are the users of their products. Among the definitions given are broad terms, which basically address demographic targeting criteria, related to age, size, gender and income.

Palavras-chave: Design de Moda; Processo de Desenvolvimento de Produto de Vestuário, Usuário,

Palavras-chave: Fashion design; Product Development Process, User,

DOI: 10.5151/ped2018-3.1-ACO_01

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

MAKARA, Elen; MERINO, Giselle S. A. D.; "A Compreensão do Usuário pelos Micro e Pequenos Empresários do Setor de Confecção do Vestuário", p. 1118-1127 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-3.1-ACO_01

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