Março 2021 vol. 8 num. 1 - XXVIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA
Artigo completo - Open Access.
A Competividade da Tecnologia Flex Fuel para os Desafios da Redução de Emissões de CO2 Frente a Pressão por Redução de Custos
The Competitiveness of Flex Fuel Technology for the Challenges of Reducing CO2 Emissions for Cost-Effective Solutions
Cassiani, Maurilio de Bortoli ;
Artigo completo:
A pressão por redução de emissões automotivas de CO2 é um fator determinante na definição de estratégias e rotas tecnológicas para o desenvolvimento do portfólio das montadoras. Ainda que se concentre em países desenvolvidos, já é um tópico de ampla discu
Artigo completo:
The pressure to reduce automotive CO2 emissions is a determining factor in the definition of strategies and technological routes for the development of an OEM portfolio. Although still focused on developed countries, it is already a topic of wide discussi
Palavras-chave: -,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/simea2021-PAP90
Referências bibliográficas
- [1] (1) Yacobucc B., Bamberger R. Automobile and Light Truck Fuel Economy: The CAFE Standards. Washington, 2007.
 
- [2] (2) Estados Unidos da America. Light-Duty Vehicle Greenhouse Gas Emission Standards and Corporate Average Fuel Economy Standards. Environmental Protection Agency. 2010.
 
- [3] (3) União Européia. Regulation (EU) 2009/443 of the European Parliament and of the Council. 2009.
 
- [4] (4) União Européia. Regulation (EU) 2019/631 of the European Parliament and of the Council. 2019.
 
- [5] (5) INMETRO. “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. Instituto Nacional de Metrologia, Brasília.
 
- [6] (6) Internation Council on Clean Transportation. CO2 Emission Standards for Passenger Cars and Light-Commercial Vehicles in the European Union. 2019
 
- [7] (7) Edwards R. et al. Well-to-Wheels analysis of future automotive fuels and powertrains in the European context: WELL-TO-TANK Report. Luxembourg, 2014.
 
- [8] (8) Elgowainy, A. et al. Cradle-to-Grave lifecycle analysis of US light-duty vehicle-fuel pathways: A greenhouse gas emissions and economic assessment of current (2015) and future (2025-2030) technologies. Argonne National Laboratory. Chicago, 2016.
 
- [9] (9) CETESB. Gases do Efeito Estufa e Fontes de Emissão. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/gases-do-efeito-estufa/. Acesso em 23/04/2020.
 
- [10] (10) Edwards R., Larivé J-F., Beziat J-C. Well-to-wheels Analysis of Future Automotive Fuels and Powertrains in the European Context. European Commission Joint Research Centre Institute for Energy and Transport. Version 3c, July 2011
 
- [11] (11) Brasil. Resolução nº492, de 20 de Dezembro de 2018. Estabelece as Fases PROCONVE L7 e PROCONVE L8 de exigências do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores. Diário Oficial da União: edição 246, seção 1, página 141.
 
Como citar:
                                                                    Cassiani, Maurilio de Bortoli;                                 "A Competividade da Tecnologia Flex Fuel para os Desafios da Redução de Emissões de CO2 Frente a Pressão por Redução de Custos",                                     p. 421-428                                                                . In: Anais do XXVIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA.
                                                                    São Paulo: Blucher,
                                
                                2021. 
                                ISSN 2357-7592,
                                
                                
                                                                            DOI 10.5151/simea2021-PAP90                                                                                                
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações
