artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A Colaboração no ensino do design: reflexões sobre aplicação em disciplina teórica

The collaboration in the teaching of design: reflections on application in theoretical discipline

MORAES, Marina; BONIFÁCIO, Bruna; HEEMANN, Adriano; CALOMENO, Carolina; , ;

artigo:

Nos cursos de design os conceitos apresentados durante a graduação e as competências trabalhadas por docentes podem ampliar as percepções dos discentes acerca dos desafios práticos e teóricos da profissão. Este artigo tem como objetivo relacionar teorias e práticas colaborativas no âmbito acadêmico através da reflexão sobre a abordagem do tema em sala de aula. Como procedimento metodológico elaborou-se, primeiramente, uma revisão bibliográfica sistemática (RBS) em Anais do congresso P&D dos temas gerais de colaboração e ensino. Em um segundo momento realizou-se um estudo de caso nos cursos de Bacharelado em Design e Tecnologia em Design Gráfico de uma instituição federal de ensino superior. Ao final, discute-se a análise dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Teoria e História do Design e suas reflexões acerca do processo de implementação de etapas do trabalho colaborativo.

artigo:

In the design courses, the concepts presented during the undergraduate and the competences worked by the teachers can broaden the students' perceptions about the practical and theoretical challenges of the profession. This article aims to relate collaborative theories and practices in the academic context through reflection on the approach of the theme in the classroom. As a methodological procedure, a systematic bibliographic review (RBS) was first elaborated in Annals of the P&D congress about the general topics of collaboration and teaching. In a second moment a case study was realized in the courses of Bachelor in Design and Technology in Graphic Design of a federal institution of superior education. At the end, we discuss the analysis of the work developed in the discipline of Theory and History of Design and its reflections on the process of implementation of stages of collaborative work.

Palavras-chave: colaboração, ensino em design, competências, design,

Palavras-chave: collaboration, teaching in design, skills, and design,

DOI: 10.5151/ped2018-2.1_ACO_1

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

MORAES, Marina; BONIFÁCIO, Bruna; HEEMANN, Adriano; CALOMENO, Carolina; , ; "A Colaboração no ensino do design: reflexões sobre aplicação em disciplina teórica", p. 384-397 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.1_ACO_1

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações