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A codificação gráfica de emodities: do cartaz Work hard & be nice to people às capas de livros de autoajuda

The graphic coding of emodities: from Work hard & be nice to people poster to self-help book covers

Oliveira, Gabriela Araujo F. ; Lima, Samara ; Souza, Eduardo A. B. M. ;

CIDI:

Para designar as mercadorias da indústria do bem-estar, Cabanas e Illouz (2022) criaram o neologismo emodities, a partir da combinação das palavras emotion e commodity. Assim, este artigo tem como objetivo investigar o repertório que compõe a linguagem gráfica do mercado de bem-estar. Para isso, analisamos dois projetos que cristalizaram esses valores no campo do design: o cartaz Work hard & be nice to people, de Anthony Burrill, e a exposição The Happy Show, de Stefan Sagmeister e Jessica Walsh. Com isso, pudemos traçar as similaridades da codificação gráfica em um dos principais produtos pelos quais circulam os emodities: livros de autoajuda. Para isso, desenvolvemos uma ficha de análise, dividida em ficha técnica e linguagem gráfica visual, e analisamos 30 imagens de capas de livros contemporâneos que se encaixam nessa categoria. Assim, identificamos que esses emodities buscam comunicar autenticidade e franqueza por meio de dois modos principais: tipografia e cor.

CIDI:

To designate the goods of the wellness industry, Cabanas and Illouz (2022) created the neologism emodities, from the combination of the words emotion and commodity. Thus, this article aims to investigate the repertoire that makes up the graphic language of the wellness market. For this, we analyzed two projects that crystallized these values in the field of design: the poster Work hard & be nice to people, by Anthony Burrill, and the exhibition The Happy Show, by Stefan Sagmeister and Jessica Walsh. With this, we were able to trace the similarities of graphic coding in one of the main products through which emodities circulate: self-help books. Then, we developed an analysis sheet, divided into technical sheet and visual graphic language, and analyzed 30 images of contemporary book covers that fit into this category. Thus, we identified that these emodities seek to communicate authenticity and frankness through two main modes: typography and color.

Palavras-chave: capa de livro, emodities, autoajuda,

Palavras-chave: book cover, emodities, self-help,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-12_649095

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Como citar:

Oliveira, Gabriela Araujo F.; Lima, Samara; Souza, Eduardo A. B. M.; "A codificação gráfica de emodities: do cartaz Work hard & be nice to people às capas de livros de autoajuda", p. 178-196 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-12_649095

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