Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A capa do livro e suas cores: o papel do matiz na interpretação da mensagem

The book’s cover and its colors: the role of the hue in the message interpretation

Lima, Yasmine; Pereira, Carla;

Artigo completo:

Esta investigação tem como tema o Design Editorial, e como objeto de estudo capas de livros analisadas sob a perspectiva da cor. Considerando que para quase um terço dos leitores brasileiros o tema ou assunto é o principal fator para escolha de um livro, e que uma parcela importante destes afirma eleger um livro pela capa, destaca-se a importância que esta adquire na captação da atenção e na identificação do assunto tratado na obra. Sabe-se que as cores podem sugerir significados derivados de associações culturais e sociais, contudo, há pouco conhecimento sobre sua interferência na compreensão de mensagens visuais. Este artigo apresenta resultados iniciais de pesquisa de mestrado que investiga a influência dos matizes na interpretação da imagem gráfica no contexto de capas de livros. Mais especificamente, objetivou-se verificar se a cor da capa interfere na identificação do assunto tratado na obra pelos leitores. O estudo, de caráter exploratório, utilizou questionários estruturados, elaborados e aplicados com a ferramenta Typeform, distribuídos através de redes sociais. No experimento, a maioria dos participantes não identificou a categorização real das obras pela observação da capa. Pela grande dispersão observada nas respostas, foi verificado que o design das capas testadas gerou ambiguidade na identificação da temática dos livros. Aparentemente, a interpretação dos leitores foi conduzida principalmente pelas imagens contidas nas capas, já que eliminação dos matizes não alterou substancialmente os resultados. Por outro lado, as diferenças observadas nas respostas indicam ter ocorrido alguma influência de associações simbólicas das cores na interpretação do conteúdo.

Artigo completo:

The thematic discussed by this research is the Editorial Design, and the book covers are the study subjects. The book covers were analysed from the color perspective. Taking in account that for almost one third of Brazilian readers the theme of the book is the main factor for its selection, and that a significant amount of the readers choose a book by its cover, it should be highlighted the importance of the the book cover for identifying the subject of the book. The colors may suggest meanings derived from cultural and social associations, however, there is limited understanding concerning its interference in understanding visual messages. This research presents the initial results of a master thesis which investigates the influence of the nuances in the interpretation of the graphic image in the context of book covers. More specifically, this study aimed to check if the color of the book cover interferes with the identification of the subject of the book by the readers. The study is exploratory in nature and used a structured questionnaire applied with a Typeform and distributed through the social networks. In this experiment, the vast majority of survey participants did not identify the categorization of works by observing the cover of the book. According to the dispersion observed in the answers, it has been checked that the design of the book covers generated ambiguity in the identification of the themes of the books. Apparently, the readers interpretation was carried out by the images on the covers since the elimination of the nuances did not substantially alter the results. On the other hand, the differences observed in the responses indicate symbolic association of colors in the interpretation of the content.

Palavras-chave: cor, capas de livros, semiótica, comunicação, design da informação,

Palavras-chave: color, book covers, semiotics, communication, information design,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0091

Referências bibliográficas
  • [1] ABNT. (2012) NBR 14869-1: Tecnologia gráfica — Livros Parte 1: Classificação. Rio de Janeiro.
  • [2] Ambrose, G. & Harris, P. (2009). Design básico cor. Tradução Francisco Araújo da Costa. Porto Alegre: Bookman.
  • [3] Arnkil, H. (2013). Colours in the visual world. Helsinki: Aalto University.
  • [4] Caivano, J. (1998). Color and Semiotics: a two-way street. Color Research and Application, United States, n. 6, vol XXIII, p. 389-401.
  • [5] Caldas, S. (2009). Gabriela baiana de todas as cores: as imagens das capas e suas influências culturais. Salvador: EDUFBA.
  • [6] Carvalho, A. (2008). A capa de livro: o objecto, o contexto, o processo. 98 f. Dissertação (Mestrado). Porto: Universidade do Porto.
  • [7] Failla, Z. (2016). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante.
  • [8] Heller, E. (2013). A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. 1. ed. São Paulo: G. Gili.
  • [9] Kuehni, R. (2005). Color: an introduction to practice and principles. Second Edition. John Wiley & Sons.
  • [10] Lopes, W. (2013). Design editorial. Em R. Nicolau (Org.). Zoom: design, teoria e prática. 1ed., p. 20-29. João Pessoa: Ideia.
  • [11] Luchesa, C. & Chaves Neto, A. (2011). Cálculos do tamanho da amostra nas pesquisas em administração. 21 ed. Curitiba: Edição do autor. 43 p.
  • [12] Machado, U. (2017). A capa do livro brasileiro 1820-1950. São Paulo: Ateliê Editorial, SESI-SP Editora.
  • [13] Pastoureau, M. (1997). Dicionário das cores do nosso tempo: simbólica e sociedade. Tradução Maria José Figueiredo. Lisboa: Editorial Estampa.
  • [14] Pereira, C. (2012). A cor como espelho da sociedade e da cultura: um estudo do sistema cromático do design de embalagens de alimentos. 376 f. Tese (Doutorado). São Paulo: Universidade de São Paulo.
  • [15] Solli, M. &, Lenz, R. (2011). Color emotions for multi-colored images. Color Research and Application, v. 36, n. 3, p. 210-221, jun.
  • [16] Zhang, T.; Bao, C. & Xiao, C. (2018). Promoting effects of color-text congruence in banner advertising. Color Research and Application, p. 1–7.
Como citar:

Lima, Yasmine; Pereira, Carla; "A capa do livro e suas cores: o papel do matiz na interpretação da mensagem", p. 2786-2792 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0091

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações