Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A cadeira como retrato do corpo humano: A representatividade do objeto para os designers/artistas

-

MARIÑO, Suzi Maria Carvalho; FERNANDES, Adriana Sousa; GORDILHO, Maria Virginia;

Resumo:

A cadeira assenta o corpo humano, identifica e reflete a memória de sua silhueta e dá significado àquilo que reproduz, algo ou alguém, pois existe uma presença que sugere uma imagem semelhante, um espelho. Partindo da questão “Como interpretar a semelhança formal da cadeira com o corpo? ”, a pesquisa tem por objetivo mostrar a cadeira como a própria expressão do corpo, que, por sua vez, é o fato gerador de sua forma. Para a realização deste estudo, foi utilizado o método comparativo e descritivo, a partir do qual foi feita uma investigação sobre o móvel produzido por designers-artistas, possibilitando uma comparação da morfologia adaptada ao artefato. Estas, possuem formas de corporeidade, com as quais fizemos comparações e sobreposições artísticas, demonstrando a utilização do corpo como imagem de valor universal, no qual o mesmo é um desejo da forma que se indicia pela cadeira, ocasionando novas percepções sensoriais.

Resumo:

-

Palavras-chave: Cadeira e corpo humano; Design-arte e Aspectos da forma,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na DAT

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

MARIÑO, Suzi Maria Carvalho; FERNANDES, Adriana Sousa; GORDILHO, Maria Virginia; "A cadeira como retrato do corpo humano: A representatividade do objeto para os designers/artistas", p. 6047 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na DAT

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações