Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

A Bandeira do Arco-íris e a Construção do Discurso do Movimento LGBTI

Santana, Bruno Leonardo de Andrade ;

Artigo completo:

Esta pesquisa  traz aos campos de estudo do Design e daSociologia,  a legitimação da imagem doarco-íris como símbolo detentor do discurso do movimento LGBTI (lésbicas, gays,bissexuais, transgêneros e Interssexuais) utilizado como bandeira, e a relaçãoque esta legtimação traz à figura do arco-íris propriamente dito, como fenômenonatural  e suas representações nocotidiano.O objetivo  principal dotrabalho, é avaliar se a atribuição do símbolo do arco-íris ao movimento LGBTI,ao mesmo tempo que constrói uma unidade de discurso de um movimento legitimadopor este, se afasta do seu significado primário, o fenômeno natural. Dado que acomunidade gay ainda é massivamente marginalizada, e o preconceito com seuselementos identitários é ordinariamente perpetuado.Para o desenvolvimento dapesquisa, seguiu-se uma contextualização histórica e uma fundamentação teóricaque pretende descrever o caminho percorrido da imagem do arco-íris, desde seusignificado primário, até a construção do mito da pertinência predominantementeà comunidade gay, da sua simbologia. Para averiguação da legitimação dosímbolo, foi aplicada uma pesquisa de associação de conceitos a imagens dearco-íris em diversas representações. 

Artigo completo:

Palavras-chave: Arco-íris, bandeira, LGBTI, simbologia, discurso,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-076

Referências bibliográficas
  • [1] BAKER, G. Oral History. Under the Rainbow: Oral Histories of Gay, Lesbian, Bisexual, Transgender, Intersex and Queer People in Kansas. TAMIN, A. 19 JUL. 2008 BARTHES, Roland. Mitologias. Tradução de Rita Buorgermino e Pedro de Souza. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003 BÍBLIA. A. T. Gênesis. In: BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada: contendo o antigo e o novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1966.
Como citar:

Santana, Bruno Leonardo de Andrade; "A Bandeira do Arco-íris e a Construção do Discurso do Movimento LGBTI", p. 792-801 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-076

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações