Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM VEICULAR DEMONSTRA A NECESSIDADE DA MELHORIA CONTÍNUA

Bales, Marcelo Pereira ; Silva, Silmara Regina da ; Dias, Cristiane ; Santos, Willian de Oliveira ;

Artigo Completo:

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV - tem como objetivos disponibilizar ao consumidor a informação sobre o consumo de combustível como parâmetro adicional no processo de escolha e induzir à melhoria da eficiência energética da frota circulante, de forma a reduzir a demanda crescente por combustível no país. Implementado de forma voluntária a partir de 2009, vêm obtendo escala ano a ano com a incorporação de novos modelos. Os resultados dos indicadores de eficiência energética são positivos, com ganhos na maior parte das categorias de veículo mesmo sem a contrapartida de qualquer benefício fiscal ou financeiro para o fabricante ou consumidor. A partir de 2015 começa a ser impactado pelo Inovar Auto, programa de incentivo à indústria automobilística que inclui benefício fiscal, não apenas pela indução à adesão de quase a totalidade das marcas comercializadas no país ao PBEV, mas também com a introdução de novas tecnologias viabilizadas pelo incentivo fiscal. Os resultados das análises demonstram que existe a necessidade da manutenção de um regime de atualização permanente na classificação dos veículos, de forma a evitar a maior concentração de modelos nas classes A e B, que pode inviabilizar o processo de escolha do modelo mais econômico, fenômeno por qual passaram programas de eficiência energética de outros tipos de produtos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP199

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Ministério do desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO. Portaria n.º 377, de 29 de setembro de 201 Disponível em:
  • [2] Andlt;http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001739.pdf.Andgt; Acesso em: 22 maio 2015.
  • [3] JORNAL EXTRA. Disponível em: Andlt;http://extra.globo.com/noticias/carros-e-motos/pbev-traz-mais-uma-leva-de-carros-economicos-beberroes-6683689.htmlAndgt;. Acesso em: 25 maio 2015
  • [4] JOSEPH JR, H. Impacto da continuidade do PROCONVE sobre Inovar Auto. In: SEMINÁRIO DE EMISSÕES, 2014, São Paulo. Apresentação, PDF, 21 slides, 1298KB. Disponível em: Andlt; http://www.aea.org.br/downloads/2014/emissoes/ Andgt;. Acesso em: 20 out. 201 Documento não editado de acesso restrito aos participantes do evento.
Como citar:

Bales, Marcelo Pereira; Silva, Silmara Regina da; Dias, Cristiane; Santos, Willian de Oliveira; "A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM VEICULAR DEMONSTRA A NECESSIDADE DA MELHORIA CONTÍNUA", p. 583-593 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP199

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações