Blucher Medical Proceedings
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A Atenção Primária À Saúde e o Ensino: Potencialidades e Tensionamentos nas Práticas Pedadógicas-Assitenciais
A Atenção Primária À Saúde e o Ensino: Potencialidades e Tensionamentos nas Práticas Pedadógicas-Assitenciais
Pinto, Tiago Rocha; Cyrino, Eliana Goldfarb
Resumo:
Introdução: a constituição do Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe consigo uma série de aspectos envolvidos na organização do sistema de saúde e no modo com que são ofertados os cuidados em saúde. da mesma forma, as instituições formadoras também buscaram se adequar frente a estas novas exigências, o que possibilita uma articulação das instituições formadoras com os serviços de saúde e em especial, com a Atenção Primária à Saúde (APS). Objetivos: Analisar as potencialidades e tensionamentos da interação entre alunos em formação profissional e os trabalhadores dos serviços no cotidiano da Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido por meio de entrevistas semi-estruturadas com profissionais de diferentes categorias profissionais e dos diferentes serviços da APS de um município de médio porte do Estado de São Paulo, num total de 24 entrevistas. na análise foi adotada à Abordagem Histórico - Cultural, através da elaboração de núcleos de significação e de sentido de acordo com o método explicativo de Vigotski. Resultados: Foram estruturados núcleos de significação e de sentido, agrupados em três eixos de análise, caracterizados como: 1) As possibilidades e potencialidades da Atenção Primárias à Saúde na formação e desenvolvimento de profissionais e estudantes para o trabalho no SUS; 2) Tensões e entraves para consolidação e operacionalização das atividades de ensino na Atenção Primária à Saúde e 3) Avaliação das problemáticas e desafios a serem enfrentados no ensino na Atenção Primária à Saúde. Conclusões: Os profissionais de saúde concebem de forma positiva a interação e contato com alunos na APS, apesar de destacar que ainda existem aspectos problemáticos a serem superados, como a limitação do tempo e do espaço físico das Unidades e uma melhor articulação entre todos os envolvidos. Observaram-se possibilidades de ganho com esta experiência, como o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção em saúde e o aumento da qualificação de profissionais e alunos diante da troca de saberes. Constata-se que os cenários da APS têm se constituído enquanto campo fundamental e necessário de aprendizagem aos futuros profissionais de saúde para uma formação que leve em consideração e atenda aos preceitos do SUS. Disciplinas que favorecem a integração entre universidade e serviços tem se consolidado como estratégia potente e eficaz no favorecimento da formação dos alunos sob esta perspectiva, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais, de uma escuta mais qualificada, para o aprendizado do trabalho em equipe e de uma concepção ampliada do processo saúde-doença. o estudo aponta para necessidade de uma série de ajustes e pactuações entre os órgãos formadores, unidades de saúde e gestores encarregados desta articulação, afim de que os campos de tensão sejam minimizados e a formação de profissionais atenta e comprometida com as necessidades de saúde da população brasileira sejam potencializadas.
Introdução: a constituição do Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe consigo uma série de aspectos envolvidos na organização do sistema de saúde e no modo com que são ofertados os cuidados em saúde. da mesma forma, as instituições formadoras também buscaram se adequar frente a estas novas exigências, o que possibilita uma articulação das instituições formadoras com os serviços de saúde e em especial, com a Atenção Primária à Saúde (APS). Objetivos: Analisar as potencialidades e tensionamentos da interação entre alunos em formação profissional e os trabalhadores dos serviços no cotidiano da Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido por meio de entrevistas semi-estruturadas com profissionais de diferentes categorias profissionais e dos diferentes serviços da APS de um município de médio porte do Estado de São Paulo, num total de 24 entrevistas. na análise foi adotada à Abordagem Histórico - Cultural, através da elaboração de núcleos de significação e de sentido de acordo com o método explicativo de Vigotski. Resultados: Foram estruturados núcleos de significação e de sentido, agrupados em três eixos de análise, caracterizados como: 1) As possibilidades e potencialidades da Atenção Primárias à Saúde na formação e desenvolvimento de profissionais e estudantes para o trabalho no SUS; 2) Tensões e entraves para consolidação e operacionalização das atividades de ensino na Atenção Primária à Saúde e 3) Avaliação das problemáticas e desafios a serem enfrentados no ensino na Atenção Primária à Saúde. Conclusões: Os profissionais de saúde concebem de forma positiva a interação e contato com alunos na APS, apesar de destacar que ainda existem aspectos problemáticos a serem superados, como a limitação do tempo e do espaço físico das Unidades e uma melhor articulação entre todos os envolvidos. Observaram-se possibilidades de ganho com esta experiência, como o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção em saúde e o aumento da qualificação de profissionais e alunos diante da troca de saberes. Constata-se que os cenários da APS têm se constituído enquanto campo fundamental e necessário de aprendizagem aos futuros profissionais de saúde para uma formação que leve em consideração e atenda aos preceitos do SUS. Disciplinas que favorecem a integração entre universidade e serviços tem se consolidado como estratégia potente e eficaz no favorecimento da formação dos alunos sob esta perspectiva, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades comunicacionais, de uma escuta mais qualificada, para o aprendizado do trabalho em equipe e de uma concepção ampliada do processo saúde-doença. o estudo aponta para necessidade de uma série de ajustes e pactuações entre os órgãos formadores, unidades de saúde e gestores encarregados desta articulação, afim de que os campos de tensão sejam minimizados e a formação de profissionais atenta e comprometida com as necessidades de saúde da população brasileira sejam potencializadas.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10420
Como citar:
Pinto, Tiago Rocha; Cyrino, Eliana Goldfarb; "A Atenção Primária À Saúde e o Ensino: Potencialidades e Tensionamentos nas Práticas Pedadógicas-Assitenciais", p-126-126.
In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23577282,
DOI 10.5151/medpro-cihhs-10420
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TY - CONF T1 - A Atenção Primária À Saúde e o Ensino: Potencialidades e Tensionamentos nas Práticas Pedadógicas-Assitenciais JO - Blucher Medical Proceedings VL - 1 IS - 2 SP - 126 EP - 126 PY - 2014 T2 - Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde AU - , SN - 23577282 DO - http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10420 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-ateno-primria-sade-e-o-ensino-potencialidades-e-tensionamentos-nas-prticas-pedadgicas-assitenciais-9544 KW - ER -
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Tiago Rocha Pinto, Eliana Goldfarb Cyrino, A Atenção Primária À Saúde e o Ensino: Potencialidades e Tensionamentos nas Práticas Pedadógicas-Assitenciais, Blucher Medical Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 126-126, ISSN 23577282, http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10420 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/a-ateno-primria-sade-e-o-ensino-potencialidades-e-tensionamentos-nas-prticas-pedadgicas-assitenciais-9544) Palavras-chave:: ;