Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas

Revisão de Literatura - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A arte da transmissão de notícias difíceis na oncologia pediátrica

A arte da transmissão de notícias difíceis na oncologia pediátrica

Langkamer, Marcos Filipe Bueno ; Walker, Raissa Soares ; Marques , João Vitor Gonçalves ; Hamaoka , Gustavo Hideaki Nascimento ; Seixas, Carolina Magalhães ;

Revisão de Literatura:

"INTRODUÇÃO: É imprescindível o desenvolvimento de habilidades de comunicaçãopelos profissionais de saúde, principalmente no que diz respeito à transmissãode notícias difíceis (ND). O termo se refere às informações que afetam demaneira adversa ou negativa a rotina, a visão de futuro e os planos de umapessoa. Na oncopediatria isso se torna um desafio ainda maior.OBJETIVOS: Abordar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais natransmissão de ND, as  habilidades necessárias para essa comunicação e asestratégias que podem ser utilizadas para aprimorar essa responsabilidade.MÉTODOS: Foi realizada uma revisão bibliográfica dos últimos sete anos nasbases de dados LILACS, PubMed e SciELO; utilizando as palavras-chave“oncologia pediátrica”, “notícias difíceis”, “comunicação” e  “criança”.RESULTADOS: A transmissão de ND exige muito preparo por parte da equipe desaúde, principalmente do médico. Na oncologia pediátrica o despreparo doprofissional pode comprometer a relação médico-paciente ou médico/família dopaciente. A transmissão de uma ND deve ser realizada em local tranquilo, seminterrupções e por profissionais qualificados, que estejam  técnica eemocionalmente preparados para isso. Além disso, deve haver o estabelecimentode uma comunicação empática que vá além da apresentação das suspeitasdiagnósticas e previsões prognósticas, incluindo o planejamento do tratamento,sendo ele curativo ou paliativo, sempre de maneira a manter a esperança. Emadição, utilizar uma linguagem que o paciente e seus responsáveis possamentender para que se sintam confortáveis para fazer questionamentos ao médico,evitando o sentimento de abandono e desesperança que contribuem para a piorano prognóstico.CONCLUSÕES: Comunicar ND exige não só técnica, mas o estabelecimento de umarelação empática entre o profissional e o receptor da notícia. Dentre ashabilidades necessárias ao profissional  para comunicar ND estão incluídas:capacidade de estabelecer uma comunicação clara e respeitosa, com a utilizaçãode linguagem acessível. No caso específico da oncologia pediátrica, também énecessário disponibilidade emocional para lidar com a sua própria dificuldadede entender a inversão da lógica da vida. Para a formação de profissionais comessas habilidades é fundamental a inclusão do tema comunicação de ND ao longode todo o curso médico."

Revisão de Literatura:

_

Palavras-chave: _,

Palavras-chave: _,

DOI: 10.5151/cesmed2019-1

Referências bibliográficas
  • [1] __
Como citar:

Langkamer, Marcos Filipe Bueno ; Walker, Raissa Soares ; Marques , João Vitor Gonçalves ; Hamaoka , Gustavo Hideaki Nascimento ; Seixas, Carolina Magalhães ; "A arte da transmissão de notícias difíceis na oncologia pediátrica", p. 1-2 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2019-1

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações