Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A ANÁLISE DA INTERFACE DE UM BLOG : PROPOSTA DE MELHORIA DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO A PARTIR DE DADOS DE USO OBTIDOS EM WEB

ANALYSIS OF A BLOG INTERFACE: PROPOSAL TO IMPROVE THE USER EXPERIENCE BASED ON USAGE DATA OBTAINED FROM WEB ANALYTICS

Reginato, Bruna Rovere ; Teixeira, Julio Monteiro ; Gonçalves, Berenice ; Pereira, Alice Cybis ;

Poster:

As formas de fazer, consumir, divulgar e mensurar o impacto da informação evoluíram significativamente nas últimas décadas. O mercado disponibiliza diferentes ferramentas de web analytics, contudo, nem sempre os analistas, designers e desenvolvedores conseguem transformar os dados capturados por tais ferramentas em melhorias significativas para a experiência do usuário. Portanto, essa pesquisa visa demonstrar como dados de web analytics podem ser utilizados para melhorar a interface de um blog. Para tanto, um site-caso foi analisado a partir de duas ferramentas, são elas: Google Analytics e Hotjar. Após a análise dos dados, as principais constatações relacionadas a experiência do usuário foram transformadas um plano de melhorias que reúne as principais ações sugeridas.

Poster:

The ways of making, consuming, disseminating, and measuring the impact of information have evolved significantly in recent decades. The market provides different web analytics tools, however, analysts, designers and developers are not always able to transform the data captured by such tools into meaningful improvements to the user experience. Therefore, this research aims to demonstrate how web analytics data can be used to improve the interface of a blog. For that, a site-case was analyzed from two tools, they are: Google Analytics and Hotjar. After analyzing the data, the main findings related to the user experience were transformed into an improvement plan that brings together the main suggested actions.

Palavras-chave: Experiência do Usuário; Web analytics; Google Analytics; Hotjar; Blog,

Palavras-chave: User Experience; Web analytics; Google Analytics; Hotjar; Blog,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0255

Referências bibliográficas
  • [1] BEASLEY, Michael. Practical Web Analytics for User Experience: How Analytics Can Help You Understand Your Users. Waltham: Elsevier, 2013.
  • [2] FANG, Wei. Using Google Analytics for improving library website content and design: A case study. Journal of Web Librarianship: New York, 2007 p. 1-17. Disponível em: http://digitalcommons.unl.edu/
  • [3] HASSENZAHL, Marc. User Experience (UX): Towards an experiential perspective on product quality. 2008. Não paginado. Disponível em: . Acesso em: 19 nov 2016.
  • [4] ______. User Experience and Experience Design. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2016.
  • [5] HASSENZAHL, Marc; TRACTINSKY, Noam. User experience – a research agenda. Behaviour and Information Technology, London, v. 25, n. 2, p. 91-97, 2006. Disponível em:
  • [6] &magic=crossref>. Acesso em: 19 nov. 201
  • [7] ORDUÑA, Octavio Isaac Rojas. Blogs: la conversación en Internet que está revolucionando medios, empresas, políticos y ciudadanos. Madrid: Esic Editorial, 2006. 316 p.
  • [8] ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
  • [9] TEIXEIRA, J. M.; BENEDET G. V.;PINTO A. L.. Proposta de framework para validação de personas: um estudo de caso com base em análise de clusters. Educação Gráfica, Bauru, v. 20, n. 3, p.375-394, dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2017.
  • [10] TERRA, Carolina Frazon. Blogs corporativos: modismo ou tendências? Rio de Janeiro: SENAC Rio, 2012.
  • [11] WAISBERG, Daniel; KAUSHIK, Avinash. Web Analytics 2.0: empowering customer centricity. The original Search Engine Marketing Journal, v. 2, n. 1, p. 5-11, 2009
Como citar:

Reginato, Bruna Rovere; Teixeira, Julio Monteiro; Gonçalves, Berenice; Pereira, Alice Cybis; "A ANÁLISE DA INTERFACE DE UM BLOG : PROPOSTA DE MELHORIA DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO A PARTIR DE DADOS DE USO OBTIDOS EM WEB", p. 2432-2437 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0255

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações