Julho 2025 vol. 11 num. 1 - XV Encontro Científico de Física Aplicada
Artigo - Open Access.
A alta performance da pesquisa no Ensino de Física no contexto de um evento de Física ''dura''
High-Performance Research in Physics Education in the Context of a Hard Physics Event
Reboredo, Guilherme Carneiro ;
Artigo:
Este estudo examina a inserção e a dinâmica do Ensino de Física (EF) no Encontro Científico de Física Aplicada (ECFA) entre 2014 e 2024 por meio de uma abordagem mista que incluiu levantamento quantitativo dos 63 artigos completos com o descritor “Ensino de Física” (média anual de 6,3 trabalhos, equivalente a 17,6% da produção total, com picos de até 32,4%), análise estatística descritiva, análise de coocorrência de palavras‑chave e construção de rede semântica de coautoria institucional. Os resultados indicam hegemonia de descritores clássicos (como “PIBID”), agendas emergentes (como a “teoria e ciência de redes”) e determinadas lacunas (como “inclusão”), ao mesmo tempo em que revelam núcleos institucionais centrais: IFES, UFES e secretarias de educação. Os resultados indicam que a consolidação do EF em um evento de Física/Ciência “dura” reflete uma resistência epistemológica que legitima o ensino como campo científico robusto, sustentado por um ecossistema colaborativo híbrido que integra tradição acadêmica e inovação na Educação Científica.
Artigo:
This study examines the integration and dynamics of Physics Education (PE) within the Encontro Cientifico de Física Aplicada (ECFA) from 2014 to 2024, employing a mixed-methods approach. This included a quantitative survey of the 63 full papers containing the descriptor 'Physics Education' (annual mean: 6.3 papers, equivalent to 17.6% of total output, peaking at 32.4%), descriptive statistical analysis, keyword co-occurrence mapping, and construction of an institutional co-authorship semantic network. The results indicate a hegemony of classical descriptors (e.g., 'PIBID'), emerging agendas (e.g., 'network theory and science'), and critical gaps (e.g., 'inclusion'), while revealing central institutional hubs: IFES, UFES, and state education departments. The findings demonstrate that the consolidation of PE in a 'hard’ science/physics event reflects an epistemic resistance that legitimizes teaching as a robust scientific field, sustained by a hybrid collaborative ecosystem integrating academic tradition and innovation in Science Education.
Palavras-chave: Encontro Científico de Física Aplicada, Ensino de Física, Física dura, Ciências duras,
Palavras-chave: Encontro Científico de Física Aplicada, Physics Education, Hard Physics, Hard Sciences,
DOI: 10.5151/xvecfa-2025013
Referências bibliográficas
- [1] DOS SANTOS, W. R.; GALLETTI, R. C. A. F. História do Ensino de Ciências no Brasil: do período colonial aos dias atuais. *Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências*, p. e92333-36, 2023.
- [2] REBORDO, G. C. et al. História, estatísticas e representações do ‘Encontro Científico de Física Aplicada’. In: *Anais do XIV Encontro Científico de Física Aplicada*. Vitória: Even3, 2024.
- [3] BRUN, V. How networks are integrated in research methodologies in PER. 2016 PERC Proceedings, p. 11-17, 2016.
- [4] R - C. T. A Language and Environment for Statistical Computing. Vienna, Austria, 2008. Disponível em: [http://www.r-project.org](http://www.r-project.org).
- [5] RATINAUD, P. Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Disponível em: [http://www.iramuteq.org](http://www.iramuteq.org).
- [6] RUSSELL, P. F.; RAO, T. R. On habitat and association of species of anopheline larvae in south-eastern madras. *Journal of the Malaria Institute of India*, v. 3, n. 1, p. 153-178, 1940.
- [7] AUSUBEL, D. P. *The psychology of meaningful verbal learning*. Grune & Stratton, 1963.
- [8] MOREIRA, M. A. Teoria da aprendizagem de David Ausubel como referencial teórico para a organização de conteúdo de Física. *Revista Brasileira de Física*, v. 9, n. 1, p. 275-292, 1979.
- [9] SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e a escola. *Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências* (Belo Horizonte), v. 17, p. 49-67, 2015.
- [10] COELHO, G. R.; AMBRÓZIO, R. M. O ensino por investigação na formação inicial de professores de Física: uma experiência da Residência Pedagógica de uma Universidade Pública Federal. *Caderno Brasileiro de Ensino de Física*, v. 36, n. 2, p. 490-513, 2019.
- [11] NASCIMENTO, J. O.; SILVA, E. D. E. Estilos de pensamento e pesquisa com enfoque no ensino de ciências: uma proposta de estudo por meio de redes semânticas. In: *Anais do XI Encontro Científico de Física Aplicada*. Vitória: Even3, 2022.
- [12] RODRIGUES, E.; PIETROCOLA, M. Between social and semantic networks: A case study on classroom complexity. *Education Sciences*, v. 10, n. 2, p. 30, 2020.
- [13] ANUNCIAÇÃO, O. B.; CORRALLO, M. V. As Representações Sociais de Estudantes de Licenciatura em Física sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem em apoio ao Ensino Remoto Emergencial. *EaD em Foco*, v. 13, n. 1, p. e2098-e2098, 2023.
- [14] PIETROCOLA, M. et al. Risk society and science education: Lessons from the Covid-19 Pandemic. *Science & Education*, v. 30, n. 2, p. 209-233, 2021.
- [15] PIETROCOLA, M.; SCHNORR, S.; RODRIGUES, E. Science Education in a Risk Society: Addressing Challenges and Opportunities in an Uncertain Future. *Research in Science Education*, p. 1-20, 2025.
Como citar:
Reboredo, Guilherme Carneiro; "A alta performance da pesquisa no Ensino de Física no contexto de um evento de Física ''dura''", p. 69-74 . In: Anais do XV Encontro Científico de Física Aplicada.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2358-2359,
DOI 10.5151/xvecfa-2025013
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações