Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A alta frequência de coleta de dados de temperatura como indicador de qualidade da compostagem de lodo de laticínio na presença e ausência de cinza de caldeira

Pimenta, Andressa Ferreira ; Peixoto, Giovanni Terra ; Silva, Marcos Candido da ; Bosco, Tatiane Cristina Dal ; Bertozzi, Janksyn ; Michels, Roger Nabeyama ; Hashimoto, Elizabeth Mie ;

Artigo Completo:

O tratamento biológico realizado na estação de tratamento de efluentes na indústria de laticínios gera ao final do processo o lodo biológico, que apresenta alto teor de matéria orgânica que se disposto incorretamente, pode causar degradação do meio ambiente. Deste modo, a compostagem é uma técnica utilizada no tratamento de resíduos sólidos orgânicos, que tem o intuito de diminuir significativamente o volume de resíduos durante o processo, tornando-os em um composto rico, e mais assimilável as plantas. O objetivo do trabalho é avaliar as temperaturas decorrentes dos dez primeiros dias de compostagem, sendo analisado a influência de cinza de caldeira na composição residual de leiras. Para realização no monitoramento das temperaturas duas leiras foram montadas, sendo elas: Leira 1, composta por lodo de laticínios (30L), capim (75L) e borra de café (45L); e Leira 2, contendo a mesma composição da Leira 1, porém com adição de cinza de caldeira (15L). As leiras foram montadas ao abrigo de chuva sobre piso impermeável e um sistema de coleta de temperatura automatizado foi instalado, em que cada leira transmitia, via sensor e a cada 15 min., as temperaturas coletadas em três pontos distintos. Ao décimo dia de compostagem, realizou-se a leitura de pH do composto. Ambas as leiras atingiram fase termofílica após o quarto dia de compostagem. A leira com inserção de cinzas atingiu níveis mais altos de temperatura, chegando ao máximo de 54º C no sétimo dia, contra os 47º C atingidos pela leira sem adição de cinzas. Os valores de pH encontrados foram de 7,79 e 8,87, para as Leiras 1 e 2, respectivamente, o que está dentro da faixa considerada ótima para compostagem de acordo com a literatura. Conclui-se que o processo foi eficiente e que a utilização de cinza é favorável pois a mesma fornece nutrientes aos microrganismos, acelerando a atividade microbiana e gerando, consequentemente, maior aquecimento no interior da leira.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Temperatura, Lodo de Laticínio, Cinza de Caldeira,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-131

Referências bibliográficas
  • [1] BARREIRA, L. P.; Avaliação das usinas de compostagem do estado de São Paulo em função da qualidade dos compostos e processos de produção. 2005. 204f. Tese (Doutorado em Saúde Ambiental) – Universidade São Paulo, São Paulo, 2005.
  • [2] BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA). Gestão de resíduos orgânicos. (2010). Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuossolidos/gest%C3%A3o-de-res%C3%ADduos-org%C3%A2nicos. Acesso em 25 maio 2017.
  • [3] FERNANDES, P. A. L. Estudo Comparativo e Avaliação de Diferentes Sistemas de Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos. Coimbra, 128 p., 1999. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil.
  • [4] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2015, Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/84/ppm_2015_v43_br.pdf. Acesso em: 29 maio 2017.
  • [5] INÁCIO, C. T.; MILLER, P. R. M.; Compostagem: ciência e prática para gestão de resíduos orgânicos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2009, 156p.
  • [6] KIEHL, E. J. Fertilizantes orgânicos. Piracicaba, Brasil, Editora Agronômica Ceres, 1985. 492 p.
  • [7] PEREIRA NETO, João Tinoco Manual de compostagem: processo de baixo custo. Universidade de Viçosa. Viçosa. 200
  • [8] PEREIRA NETO, J.T. Manual de compostagem processo de baixo custo. Belo Horizonte: UNICEF. 56p. 1996.
  • [9] PEREIRA NETO, J.T.; STENTIFORD, E.I. Aspectos epidemiológicos da compostagem. Revista de Biologia, Uberlândia, v.1, n.1, p.1-6, 1992.
  • [10] SILVA, D. J. DA. Resíduos na indústria de laticínios. Série de Gestão Ambiental – Viçosa-MG (2011). Disponível em: https://www2.cead.ufv.br/sgal/files/apoio/saibaMais/saibaMais2.pdf. Acesso: 29 maio 2017.
  • [11] TEDESCO, M. J.; GIANELLO, C.; BISSANI, C. A.; BOHNEN, H.; VOLKWEISS, S. J. Análises de solo, plantas e outros materiais. 2. Ed. Porto Alegre: Dpto de solos da UFRGS. 1995, 175p.
Como citar:

Pimenta, Andressa Ferreira; Peixoto, Giovanni Terra; Silva, Marcos Candido da; Bosco, Tatiane Cristina Dal; Bertozzi, Janksyn; Michels, Roger Nabeyama; Hashimoto, Elizabeth Mie; "A alta frequência de coleta de dados de temperatura como indicador de qualidade da compostagem de lodo de laticínio na presença e ausência de cinza de caldeira", p. 1296-1304 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-131

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações