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A abordagem TXM para construção da marca de um laboratório universitário

The TXM approach to building a university lab brand

Gonçalves, Caio Fraile ; Gonçalves, Marília Matos ; Gonçalves, Berenice Santos ;

Full Paper:

A criação de marcas é atividade intrínseca do designer que, a partir da criatividade, torna-se um projetista em busca de soluções. Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar o uso de uma metodologia cocriativa para o design de marca do laboratório universitário e-biotech, que integra o Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A TXM Branding valoriza a cocriação entre a equipe de projeto, stakeholders e opinion makers para a elaboração de marcas. É composta pelas etapas Think (T), Experience (X) e Manage (M). No projeto apresentado neste artigo, foram empregadas apenas as etapas T e X. Mediante o desenvolvimento da pesquisa, a metodologia forneceu procedimentos que contribuíram com a organização do projeto, mostrando-se imprescindível na etapa de coleta e análise de informações. Desta forma, obteve-se uma marca harmoniosa, de construção moderna, inovadora, especialista, confiável, colaborativa e eco-friendly. Sendo assim, foi criada uma identidade visual coerente para o laboratório.

Full Paper:

The creation of brands is an intrinsic activity of the designer who, from creativity, becomes a designer in search of solutions. Thus, the objective of this work is to analyze the use of a co-creative methodology for the brand design of the university laboratory e-biotech, which integrates the Department of Chemical Engineering and Food Engineering at the Federal University of Santa Catarina - UFSC. TXM Branding values co-creation between the project team, stakeholders and opinion makers for the development of brands. It consists of the Think (T), Experience (X) and Manage (M) steps. In the project presented in this article, only steps T and X were used. Through the development of the research, the methodology provided procedures that contributed to the organization of the project, proving to be essential in the information collection and analysis stage. In this way, a harmonious brand was obtained, of modern construction, innovative, specialist, reliable, collaborative and eco-friendly. Therefore, a coherent visual identity was created for the laboratory.

Palavras-chave: Design, Identidade de marca, Branding, DNA da marca, TXM Branding,

Palavras-chave: Design, Brand identity, Branding, Brand DNA, TXM Branding,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-022-355529-CIDI-Comunicacao.pdf

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Como citar:

Gonçalves, Caio Fraile ; Gonçalves, Marília Matos ; Gonçalves, Berenice Santos; "A abordagem TXM para construção da marca de um laboratório universitário", p. 285-299 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-022-355529-CIDI-Comunicacao.pdf

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