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A ABORDAGEM DAS EMOÇÕES NO PROJETO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS MULTIMÍDIA

Pinto, Kelly Cristina Bidone; Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo; Silva, Régio Pierre da;

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As emoções estão presentes em todas as atividades do cotidiano, incluindo a aprendizagem. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre a relação entre as emoções e a aprendizagem para o projeto de materiais educacionais multimídia. A partir das bases de dados Web of Science e Periódicos CAPES, foram pesquisados artigos publicados internacionalmente, no período de 2010 a 2015. Após a análise dos resultados, verificou-se que foram poucos os trabalhos desenvolvidos neste período, porém de relevância, visto que, de modo geral, os estudos confirmaram a influência das emoções na aprendizagem e a importância de suscitar emoções que motivem os alunos favorecendo o uso de sua capacidade cognitiva da melhor forma possível. Nestes artigos, é indicada a importância e a influência dos elementos gráfico-visuais dos materiais, pois, uma vez que esses elementos despertam emoções nos alunos, concluiu-se que os designers visuais podem explorar esse campo, a fim de contribuir no projeto destes materiais educacionais.

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Palavras-chave: Revisão de Literatura; Design Emocional; Design Instrucional; Aprendizagem Multimídia; Projeto de Materiais Multimídia.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0215

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Como citar:

Pinto, Kelly Cristina Bidone; Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo; Silva, Régio Pierre da; "A ABORDAGEM DAS EMOÇÕES NO PROJETO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS MULTIMÍDIA", p. 2513-2523 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0215

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