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“É proibido proibir!”: análise das cores na representação da contracultura na capa do disco tropicalista Caetano Veloso

It is forbidden to forbid!: analysis of colors in counterculture representation on the Caetano Veloso’s tropicalist album cover

Teixeira, Cláudio de Sousa ; Pereira, Carla Patricia de Araújo ;

CIDI:

Este artigo contém resultados parciais de pesquisa exploratória e qualitativa, que visa demonstrar a articulação das cores com os demais elementos visuais na construção de significados, no contexto de capas de discos tropicalistas. O presente texto, que constitui um recorte da pesquisa, apresenta um percurso analítico apoiado em conceitos da Semiótica e das teorias da cor, cuja aplicabilidade é demonstrada na análise da capa do disco Caetano Veloso. A análise seguiu três etapas: (1) identificação e descrição dos signos plásticos, icônicos e linguísticos; (2) interpretação dos signos e (3) síntese das descobertas. O exame da capa demonstrou que, em associação aos demais signos visuais, o ‘psicodelismo’ é expresso por meio da profusão de cores de alta saturação; que a predominância de vermelho e rosa conotam ‘erotismo/hedonismo’; e que o predomínio das cores quentes reforça o estereótipo de ‘paraíso tropical’. O método de análise possibilitou um exame detalhado do design e a definição de um percurso único a ser aplicado aos diferentes artefatos que integram o corpus. Os resultados preliminares indicam que as cores das capas contribuem para a representação de aspectos da realidade social e cultural dos anos 1960, no que se refere às vertentes de contracultura.

CIDI:

This article contains partial results of exploratory and qualitative research, which aims to demonstrate the color’s articulation with other visual elements in the construction of meanings, in the context of tropicalist album covers. This paper, which constitutes an excerpt of the research, presents an analytical path supported by concepts of Semiotics and color theory, whose applicability is demonstrated in the analysis of the Caetano Veloso's album cover. The analysis followed three stages: (1) identification and description of the plastic, iconic and linguistic signs; (2) interpretation of the signs and (3) synthesis of the findings. The examination of the cover showed that, in association with the other visual signs, the 'psychedelia' is expressed through the profusion of high saturation colors; that the predominance of red and pink connote 'eroticism/hedonism'; and that the predominance of warm colors reinforces the stereotype of 'tropical paradise'. The method of analysis allowed a detailed examination of the design and the definition of a unique path to be applied to the different artifacts that make up the corpus. The preliminary results indicate that the colors of the covers contribute to the representation of social and cultural aspects of the 1960s reality, with regard to the counterculture aspects.

Palavras-chave: cores, Semiótica, capas de discos, Tropicália,

Palavras-chave: colors, Semiotics, album covers, Tropicália,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-45_641421

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Como citar:

Teixeira, Cláudio de Sousa; Pereira, Carla Patricia de Araújo; "“É proibido proibir!”: análise das cores na representação da contracultura na capa do disco tropicalista Caetano Veloso", p. 704-714 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-45_641421

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