Artigo - Open Access.

Idioma principal

É no Chuê-Chuá: um mergulho nos enredos das escolas de samba do Grupo Especial

LEMOS, Julianna ; COUTO, Rita ; TILL, Joy ;

Artigo:

O presente artigo traz os resultados parciais de uma pesquisa em andamento que tem por temática enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro como potencial ferramenta de utilização em ambientes formais de ensino. O percurso metodológico inclui a realização de aprofundamento sobre a história do quesito Enredo e suas influências, organização do conteúdo apresentado no livro Abre-Alas, além da exploração e visualização dos conteúdos deste livro. A pesquisa encontra-se na fase de exploração de dados e de definição de uma metodologia para a organização dos enredos carnavalescos. Os resultados preliminares até o momento são: a construção de uma linha do tempo sobre a trajetória do quesito Enredo; desenvolvimento de uma planilha com os principais pontos abordados em cada enredo do Grupo Especial dos últimos cinco anos e; experimentação de nuvem de palavras de cada enredo do carnaval de 2020, também do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

Artigo:

This article presents the results of a partial research still in progress which subject is the plots of "escolas de samba" parades as potential tools for educational purposes in the learning process. The methodological course includes carrying out an in-depth study of the history of the Enredo item and its influences, organizing data from the content presented in the book Abre-Alas, in addition to exploring and viewing the contents of this book. At the present stage, the plots are being analyzed mainly by the means of the book "Abre-Alas", material elaborated by the "escolas de samba" to explain in details the sequences of plot in their parades. The preliminary results so far are: the construction of a timeline on the trajectory of the Enredo issues; of a spreadsheet with the main developments elaborated in each scenario of the Carnival Special Group of the last five years and; word cloud experimentation of each theme of the 2020 carnival, also from the Carnival Special Group of Rio de Janeiro.

Palavras-chave: enredos; escolas de samba; interdisciplinaridade.,

Palavras-chave: plots of carnival parades; "escolas de samba", interdisciplinarity.,

DOI: 10.5151/ped2022-3498280

Referências bibliográficas
  • [1] BARBOZA, Jacira, ROZA, Marcos, Roteiro dos Desfiles Oficial do Carnaval do Sambódromo do Rio de Janeiro, Domingo - 23 de fevereiro de 2020, Companhia Multiplicar Produções e Eventos. ano 11, v. 3. 2020
  • [2] CABRAL, Sérgio. As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro., Lumiar, 2016. p. 1-108. 277- 280
  • [3] COUTO, R. M. de S. et al. Formas do Design: Por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: Rio Books, 2014
  • [4] FARIAS, Julio Cesar. O enredo de escola de samba. Rio de Janeiro: Litteris Ed., 2007. 240p.
  • [5] FAZENDA, Ivani Catarina. Interdisciplinaridade - Um projeto em parceria. Rio de Janeiro: Loyola, 1991.
  • [6] LIESA. Manual do Julgador. LIESA – Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Site oficial. 2019. Disponível em . Acesso em ago. de 2021.
  • [7] _____. Abre Alas - Domingo: 2020. LIESA – Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Site oficial. 2020. Disponível em . Acesso em abr. de 2022.
  • [8] _____. Abre Alas - Segunda: 2020. LIESA – Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Site oficial. 2020. Disponível em . Acesso em abr. de 2022.
  • [9] NAME, Daniela. Leandro Vieira e a sobrevivência das imagens. Revista Caju, 6 mar. 2020. Disponível em: http://revistacaju.com.br/2020/03/06/leandro-vieira-e-a-sobrevivencia-das-imagens/. Acesso em: 30 ago. 2021.
  • [10] NASCIMENTO, Clemir Barbosa do. Abram alas pra História! Da concepção do enredo à Sapucaí: os desfiles das escolas de samba como didática para o ensino de História em escolas de privação de liberdade. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTÓRIA, São Gonçalo, 2018.
  • [11] NETO, Lira. Bum bum paticumbum prugurudum. In: NETO, Lira. Uma História do Samba: As origens. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. cap. 9, p. 176-192.
  • [12] SIMÕES, Darcilia M. P.. A mensagem icônica dos adereços de mão na passarela do samba. In: Congresso Nacional de Lingüistica e Filologia, 1998, São Gonçalo. Anais do Congresso Nacional de Linguistica e Filologia. Rio de Janeiro.
  • [13] SILVA, Jackelline Gomes da; NUNES, Valdilene Zanette. O samba-enredo dá passagem para a interdisciplinaridade no 5º ano do Ensino Fundamental I. Leopoldianum, ano 45, n. 127, p. 155-174, 2019
  • [14] SILVA JR, Lourival Mendonça Silva. Samba-enredo e trajetórias negras: uma proposta de sequência didática para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Rio de Janeiro, 2020, 187 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • [15] SIMAS, Luiz Antonio; FABATO, Fábio. Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos. Rio de Janeiro: Mórula, 20
  • [16] SOARES, Alessandro Cury; LOGUERCIO, Rochele de Quadros. Do enredo à Passarela do Samba: a visibilidade da ciência no carnaval. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.14, n.1, p. 159-180, mai. 2017.
Como citar:

LEMOS, Julianna; COUTO, Rita; TILL, Joy; "É no Chuê-Chuá: um mergulho nos enredos das escolas de samba do Grupo Especial", p. 3498-3518 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3498280

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações