• -

Site do evento

Você participou do Comitê Organizador desse evento?
Clique aqui.

Maio 2016 vol. 2 num. 7

VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral

Palestra

Mesa Redonda

Ambiente Construído

Mesa Redonda

Acessibilidade

Sessão Técnica

Acessibilidade 1

Sessão Técnica

Ambiente Construído 1

Sessão Técnica

Acessibilidade 2

Sessão Técnica

Ambiente Construído 2

Sessão Técnica

Acessibilidade 3

Sessão Técnica

Ambiente Construído 3

Sessão Técnica

Acessibilidade 4

Sessão Técnica

Ambiente Construído 4

Sessão Técnica

Acessibilidade 5

Sessão Técnica

Ambiente Construído 5

Sessão Técnica

Acessibilidade 6

Sessão Técnica

Ambiente Construído 6

Sessão Técnica

Acessibilidade 7

Sessão Técnica

Ambiente Construído 7

Sessão de Posters

O ENEAC

Nesta edição do ENEAC comemoram-se os 10 anos da sua criação. 

Foi em 2006, em Curitiba, durante um congresso da ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia), que um grupo de pesquisadores interessados na matéria, identificando a necessidade de um evento específico para trata-la, convergiu para a criação de um encontro nacional com tal finalidade.

Desde aquela data iniciou-se a organização do evento e em 2007 aconteceu o I ENEAC. Os dois primeiros eventos (2007 e 2009) foram realizados em Recife, organizados pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Em 2011 ocorreu a terceira edição do evento na cidade de João Pessoa, organizado pelo Instituto Federal da Paraíba – IFPB e Universidade Federal da Paraíba – UFPB, com o apoio do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. O IV ENEAC foi realizado em Florianópolis-SC em 2013, organizado pelos Programas de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Pós Graduação Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, quando a sessão plenária decidiu pela mudança do evento para anos pares. Assim, em 2014 aconteceu o V ENEAC no Rio de Janeiro-RJ, organizado pelo Programa de Pós Graduação em Design da PUC, Pontifícia Universidade Católica.

O Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído – ENEAC e o Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral ocorrem simultaneamente e tem como objetivo reunir a comunidade acadêmica – pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área – que pesquisam e desenvolvem trabalhos nestas duas áreas, permitindo assim, aprofundar e compartilhar experiências. Assim, este encontro se caracteriza como uma oportunidade ímpar para discutir e melhorar as pesquisas desenvolvidas no país, na área da ergonomia e acessibilidade, onde o sistema humano-ambiente é o foco.

Comemorando os 10 anos da criação do evento, o ENEAC volta ao Recife, sua primeira casa, mantendo sua tradição de qualidade e contando com importantes nomes da área. Embora sendo um encontro nacional, no ano de 2013 contamos com palestrantes internacionais e nesta edição de 2016 trazemos ao evento a professora Ermínia Attaianese, da University of Naples Federico II, Itália.

Neste VI ENEAC contamos com os anais publicados no site da Blucher Proceedings, com indexação de todos os artigos (DOI, CrossRef, Google Scholar), e ainda em aplicativo de celular para Android e Iphone. São 57 artigos aprovados para apresentação oral nas 14 Sessões Técnicas e mais 16 artigos apresentados em Sessão de Poster. Nos anais são também encontrados em resumos expandidos os temas tratados nas Mesas Redondas e Palestras proferidas no evento.

A Comissão Organizadora envidou todos os esforços para comemorar adequadamente os 10 anos do ENEAC.

Parabéns a todos nós que temos nos envolvido nesta realização e vamos adiante!
Sejam todos muito bem vindos!


Vilma Villarouco

Coordenadora Nacional dos ENEAC's
Coordenadora Local do VI ENEAC

Image title

COORDENAÇÃO NACIONAL DOS ENEAC’S E COORDENAÇÃO LOCAL DO VI ENEAC

Profª. Drª. Vilma Villarouco > É professora do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE. Diretora de Controle Urbano da instituição e Docente dos Programas de Pós-graduação em Design e em Ergonomia.

 

COORDENAÇÃO DO COMITÊ CIENTÍFICO

Prof. Dr. Lourival Costa > Professor do Núcleo de Design do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. É docente do curso de Graduação em Design e dos Programas de Pós-Graduação em Design e em Ergonomia.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

PROFESSORES

Prof. M.Sc. Angélica Acioly > Professora do Departamento de Design da UFPB. Doutoranda em Design (UFPE), Mestre em Engenharia de Produção (UFPB, Especialista em Ergonomia (UFPE), Designer de Produto (UFPE).

Prof. Dr. Charles Leite > Professor do Núcleo de Design do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. É docente do curso de Graduação em Design.

Profa. Dra. Christianne Falcão > Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universida de Católica de Pernambuco (UNICAP).

Profa. M.Sc. Rosiane Alves > Professor do Núcleo de Design do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. É docente do curso de Graduação em Design.

 

COLABORADORES

M.Sc. Ademário Santos Tavares> Mestre em Design pela UFPE. Especialista em Ergonomia pela UFPE, Designer Industrial pela UFCG e Técnico em Edificações pela ETUPE/Nassau, com experiência no desenvolvimento de produtos médico hospitalares e mobiliário. Representou o design brasileiro no SaloneSatellite 2013, em Milão-Itália.

M.Sc. Ana Paula Lima Costa > Doutoranda em Design e Mestre em Design pela UFPE, Especialista em Ergonomia, Arquiteta, exerce sua atividade profissional no Ministério da Fazenda ocupando o cargo de Arquiteta.

Arq. Carlos Henrique Falcão > Mestrando em Ergonomia na UFPE.  Arquiteto, integra o quadro técnico da UFPE atuando como arquiteto na Diretoria de Controle Urbano.

Esp. Carmen Galvez > Mestranda em Design na UFPE, Especialista em Ergonomia, Pedagoga, Bolsista da FACEPE.

M.Sc. Marie Monique Paiva > Doutoranda em Design e Mestre em Design pela UFPE, Especialista em Ergonomia, Arquiteta, integra o quadro técnico da UFPE atuando como arquiteta na Diretoria de Controle Urbano.

M Sc. Rafaela Sobral > Mestre em Design pela UFPE; É graduada em Design pela UFPE; Bolsista da CAPES.

 

COMITÊ CIENTÍFICO

 

Ana Paula Lima Costa UFPE

Angelina Dias Leão Costa UFPB

Arthur Henrique Neves Baptista – UNICAP.PE

Christianne Falcão – UNICAP.PE

Claudia Mont’Alvão – PUC.RIO

Gilberto Rangel de Oliveira - UCAM

Gleice Azambuja Elali - UFRN

Isabela Fernandes Andrade - UFPEL

Laura Bezerra Martins - UFPE

Lizandra Garcia Lupi Vergara - UFSC

Lourival Lopes Costa Filho - UFPE

Lúcia Gomes Ribeiro – PUC.RIO

Luis Carlos Paschoarelli - UNESP

Marcia Rangel - IF/ Sudeste MG

Marie Monique Bruère Paiva - UFPE

Maristela Moraes de Almeida - UFSC

Valéria de Barros Viana - UFPE

Vanessa Goulart Dorneles - UFSC

Vera Bins Ely - UFSC

Vilma Villarouco - UFPE

Zilsa Maria Pinto Santiago - UFC