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Web Design Responsivo No Ava Uniube On-line

Marmo, Lucas Ferreira ; Fuzaro, Joabe ; Paula, André Luís Silva de ;

Artigo:

A internet vem proporcionando um aspecto importante de convergência tecnológica, envolvendo infraestrutura de redes de computadores, de comunicação e de aplicações. White (2012), destaca diversos modelos de convergência tecnológica que faz uso da internet como meio para que a informação possa fluir rapidamente. Com isso, a utilização de diversos dispositivos, tais como computadores, notebooks, tablets, smatphones, smartTVs e outros, devem conduzir as aplicações para um patamar de modernidade onde sua utilização seja adaptada para o dispositivo. Desde a criação da internet até os dias de hoje, diversos avanços influenciaram fortemente na socialização da internet e em vários dispositivos. No princípio, a maioria dos materiais transmitidos eram documentos de hipertexto. Já entre as décadas de 80 e 90, o serviço foi melhorado e em 1991 a World Wide Web (WWW) permitiu a transmissão de imagens, sons e vídeos. Hoje, há uma pluralidade de mídias que trafegam de um ponto a outro do mundo e até mesmo no espaço próximo. Variam desde eventos gravados até outros tantos ao vivo e de pontos simultâneos do mundo. Estes avanços tecnológicos proporcionaram que a educação tomasse um novo caminho. Assim, Pereira (2007) ilustra que nos últimos anos, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) estão sendo cada vez mais utilizados no âmbito acadêmico e corporativo como uma opção tecnológica para atender uma demanda educacional. A partir disso, verifica-se a importância de um entendimento mais crítico sobre o conceito que orienta o desenvolvimento ou o uso desses ambientes, assim como, o tipo de estrutura humana e tecnológica que oferece suporte ao processo ensino-aprendizagem.A Universidade de Uberaba desenvolve seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA UNIUBE ON-LINE, desde 2009. Ele contém diversos sistemas e módulos que agilizam processos de gestão acadêmica, gestão administrativa e gestão da sala de aula virtual. Marcotte (apud SOUZA, 2012), define que Web Design Responsivo é a abordagem que sugere que o design e o desenvolvimento devem responder ao comportamento do usuário e do ambiente baseando-se no tamanho da tela, plataforma e orientação. Assim, o objetivo principal é melhorar ao máximo a adaptação de todas as páginas de ambiente para todos os tipos de dispositivos de maneira que não seja necessário ficar redimensionando a página para visualizar o conteúdo. A proposta deste projeto é permitir que todo o ambiente do AVA UNIUBE ON-LINE seja dotado de um design responsivo que permita uma melhor experiência de visualização para seus conteúdos e a partir de qualquer dispositivo. Esta convergência tecnológica permitirá uma considerável redução da necessidade de redimensionamento do conteúdo para os diversos tipos de dispositivos. Desta forma, o aluno, professor ou gestor poderá visualizar o AVA UNIUBE ON-LINE com com maior facilidade e a partir de qualquer dispositivo. Por exemplo, na Sala de Aula Virtual o aluno pode realizar atividades, exercícios ou avaliações através de seu smartphone.

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DOI: 10.5151/biochem-8entec-031

Referências bibliográficas
  • [1] SILVA, Maurício Samy. Web Design Responsivo. São Paulo: Novatec, 2014.
  • [2] BOOTSTRAP. Disponível em: http://getbootstrap.com/. Acesso em: 24 set. 2014. WHITE, Curt. Redes de computadores e comunicação de dados. São Paulo: Cengage Learning, 201
  • [3] SOUZA, Saulo Campos Nunes. Igarashi, Wagner. Web Design Responsivo no desenvolvimento de aplicações multi-dispositivos. UEM, 2012. Disponível em: http://www.espweb.uem.br/site/files/tcc/2012/Saulo%20Campos%20Nunes%20de%20Souza%20-%20Web%20design%20responsivo%20no%20desenvolvimento%20de%20aplicacoes%20multi-dispositivos.pdf. Acesso: 27 set 2014.
Como citar:

Marmo, Lucas Ferreira; Fuzaro, Joabe; Paula, André Luís Silva de; "Web Design Responsivo No Ava Uniube On-line", p. 63-64 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-031

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