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VOCÊ É O QUE VOCÊ VESTE: RELAÇÕES SIMBÓLICAS ENTRE PRODUTOS DE MODA E IDENTIDADES

Seferin, Mariana Toledo; Linden, Júlio Carlos de Souza Van Der;

Artigo:

Este artigo aborda o relacionamento entre produtos de moda e a expressão de identidade sob o enfoque da semiótica procurando desvendar suas possíveis significações. Por meio de uma revisão de literatura é investigado como o vestuário e os acessórios de uso pessoal afetam, influenciam e afirmam nossa identidade; a necessidade das pessoas em manter uma relação emocional e subjetiva com seus objetos de uso pessoal que são utilizados como instrumentos de expressão de sua individualidade. Em um contexto sociológico definições de identidade e autoidentidade são abordadas e relacionadas. A moda, vista como fenômeno de exposição da identidade influenciando o estilo pessoal de indivíduos.

Artigo:

This article discusses the relationship between fashion products and identity expression from the semiotics perspective seeking to unveil its possible meanings. Through a literature review is investigated how clothing and accessories for personal use can affect, influence and assert our identity; the people’s necessity to maintain an emotional and subjective relationship with their personal belongings which are used as instruments of expression of their individuality. In a sociological context definitions of identity and self-identity are discussed and related. Fashion, seen as phenomenon of identity exposure, influencing individuals personal style.

Palavras-chave: moda, identidade, semiótica e status social., fashion, identity, semiotics and social status.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00862

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Como citar:

Seferin, Mariana Toledo; Linden, Júlio Carlos de Souza Van Der; "VOCÊ É O QUE VOCÊ VESTE: RELAÇÕES SIMBÓLICAS ENTRE PRODUTOS DE MODA E IDENTIDADES", p. 374-385 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00862

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