Article - Open Access.

Idioma principal

Virtualização da Construção em Fase Orçamentária

Braga, Morgana ; Pires, Henrique Ewerton ; Lüke, Washington Gutemberg ; Miranda, Antonio Carlos de Oliveira ;

Article:

Esse trabalho apresenta a comparação dos orçamentos de um projeto modelado no software REVIT, com o emprego do BIM. No caso de obras públicas, o processo do anteprojeto até sua efetiva construção pode ser um processo demorado devido aos vários procedimentos burocráticos. Devido a esse longo processo que usualmente ocorre nesse tipo de obra, optou-se nesse trabalho por acompanhar uma edificação na fase de construção. A obra objeto de estudo é um laboratório para alunos de graduação em engenharia da Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil. Esse laboratório é um prédio de dois andares com 2400 m2 no total. O objetivo principal de estimar os custos de construção de uma obra já em andamento com uso das ferramentas BIM.

Article:

Palavras-chave: BIM, Revit, Projeto, Comparação, Custo,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-sigradi2013-0054

Referências bibliográficas
  • [1] Alder, M. A. Comparing time and accuracy of building information modeling to onscreen take off for a quantity takeoff on a conceptual estimate. Dissertação (Master of Science). School of Technology Brigham Young University. 2006.
  • [2] Coelho, R. S. Orçamento de obras prediais. Editora UEMA, São Luís/MA. 2001.
  • [3] Deutsch R. BIM and Integrated Design: Strategies for Architectural Practice: Wiley, 2011.
  • [4] Eastman C, Teicholz P, Sacks R, Liston K. BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors: Wiley, 2011.
  • [5] Knolseisen, P. C. Compatibilização de orçamento com o planejamento do processo de trabalho para obras de edificações. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2003.
  • [6] Limmer, C. V. Planejamento, Orçamentação e Controle de Projetos e Obras. 1ªed., Rio de Janeiro: LTC, 1997.
  • [7] Mattos, A. D. Como Preparar Orçamentos de Obra. 1ª ed., São Paulo: PINI, 2006.
  • [8] Otero, J. A. Análise paramétrica de dados orçamentários para estimativas de custo na construção de edifícios: estudo de caso voltado para a questão da variabilidade. Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. 2000.
  • [9] Parisotto, J. A. Análise de estimativas paramétricas para formular um modelo de quantificação de serviços, consumo de mão-de-obra e custos de edificações residenciais - Estudo de Caso para uma Empresa Construtora. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. 2003.
Como citar:

Braga, Morgana; Pires, Henrique Ewerton; Lüke, Washington Gutemberg; Miranda, Antonio Carlos de Oliveira; "Virtualização da Construção em Fase Orçamentária", p. 288-292 . In: Proceedings of the XVII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics: Knowledge-based Design [=Blucher Design Proceedings, v.1, n.7]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sigradi2013-0054

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações