Poster Resumo - Open Access.

Idioma principal

VIDA IN RUA: DESIGN SOCIAL E GRAFITTI NO JARDIM JERICÓ, CABEDELO – PB

Souza, Wilker Cesar Costa de ; Oliveira, Fabrício Vieira de ; Paixão, Elizabeth Fernanda Lima ; Baptista, Turla Ângela Alquete De Arreguy ; Cadena, Renata Amorim ;

Poster Resumo:

Em meio às diversas dificuldades das comunidades periféricas e em situação de vulnerabilidade, as possibilidades de expressão artística e de fomento à reflexão crítica sobre a realidade a qual estão inseridas é envolta por inúmeras limitações. O enfrentamento das problemáticas vivenciadas na periferia promovem o estímulo à busca por alternativas criativas e as interferências visuais em espaços urbanos têm se tornado cada vez mais frequentes a partir da produção e expressão do Graffiti. Entendido como uma manifestação artística contemporânea, o Graffiti é um das formas de intervenção visual que transforma a estética urbana das cidades e provoca o levantamento de críticas sociais, comportamentais e políticas. A percepção sobre do Design Social associado ao Graffiti como ferramentas de inclusão e de transformação das realidades, agregado ao processo de humanização das comunidades sobressaem como reais alternativas capazes de obter resultados diferenciados na propagação de valores de cidadania. Com a proposta de resgatar o entendimento do Graffiti como manifestação artístico-cultural e buscar promover uma vivência da comunidade com a arte urbana, sua integração com os artistas e seu processo criativo e a transformação visual na valorização do espaço da comunidade, foi desenvolvido o evento de extensão Vida In Rua. Embasado nas métricas do Design Social e da Pedagogia Humanista associadas ao Grafitti, o evento realizado na comunidade do Jardim Jericó, localizada no município de Cabedelo - PB, região conhecida externamente pelo índice de violência, envolvimento dos jovens moradores com o tráfico de drogas, promoveu atividades de reflexão e percepção sobre a realidade de vida dos moradores da comunidade e integrado a isso, a execução de oficinas de iniciação ao Graffiti como meio de estimular expressão das vivências e percepções dos participantes. Contou também com a iniciativa de debates e apresentações culturais locais. As iniciativas culminaram com a produção de um painel de Graffiti com artistas convidados e com a confecção de um fanzine informativo e colaborativo, descrevendo e expressando as atividades desenvolvidas no projeto.

Poster Resumo:

Palavras-chave: Design Social; Arte; Graffiti; Cidadania,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0490

Referências bibliográficas
Como citar:

Souza, Wilker Cesar Costa de; Oliveira, Fabrício Vieira de; Paixão, Elizabeth Fernanda Lima; Baptista, Turla Ângela Alquete De Arreguy; Cadena, Renata Amorim; "VIDA IN RUA: DESIGN SOCIAL E GRAFITTI NO JARDIM JERICÓ, CABEDELO – PB", p. 5539-5540 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0490

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações