Artigo - Open Access.

Idioma principal

Vermicompostagem como Fonte de Nutrientes Nitrogênio, Fósforo e Potássio ao Solo

Gonzaga, Wesley Moreira ; Coelho, Richard de Souza ; Caetano, Marinês Silva ;

Artigo:

Segundo Alencar (2005), “quando mal acondicionado, os resíduos orgânicos propiciam o desenvolvimento de vetores de doenças, além de promover a contaminação dos solos e da água”. A técnica da vermicompostagem (criação de minhocas) é uma forma de reduzir o volume desse tipo de lixo e transformá-lo em húmus rico em nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio, essenciais na nutrição vegetal. Segundo Aquino, Almeida e Silva (1992, p.1) “A ação das minhocas alteram qualitativamente e quantitativamente a composição química dos solos”. “Thomas Barret, foi o primeiro a demonstrar a viabilidade de criar minhocas, através de um sofisticado sistema de canteiros, na década de 40, nos EUA.” (Matos, 2008). A relevância se dá ao fato que qualquer aproveitamento de resíduos se torna uma conversão positiva, da problemática em benefícios. Os principais objetivos do trabalho foram analisar qualitativamente e quantitativamente e verificar o pH do solo húmico, através de experimentação prática, com a própria criação dos vermicompostores, seguido da análise do solo, apresentando assim os resultados.

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-8entec-037

Referências bibliográficas
  • [1] ALENCAR, A. M; LOUREIRO, D. C; OLIVEIRA, A. M . G; Integrando compostagem e vermicompostagem na reciclagem de resíduos orgânicos domésticos. Seropédica: Circular Técnica, 2005. ALMEIDA D. L; AQUINO, A. M; SILVA, V. F. Utilização de Minhocas no Processo de Estabilização da Matéria Ôrgânica. Sete Lagoas: Comunicado Técnico Embrapa No. 08, jun/92, p.1/6; dez/92 rev. mod. MATOS, E.H.S.F. Dossiê Técnico Minhocultura. UNB , 2008.
Como citar:

Gonzaga, Wesley Moreira; Coelho, Richard de Souza; Caetano, Marinês Silva; "Vermicompostagem como Fonte de Nutrientes Nitrogênio, Fósforo e Potássio ao Solo", p. 75-76 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-037

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações