Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Utopia ou realidade - a qualidade dos serviços prestados na Educação Infanti

Moura, Irene Antônia de ; Sadoyama, Adriana dos Santos Prado ;

Artigo Completo:

O presente artigo aborda o tema utopia ou realidade com relação à qualidade dos serviços educacionais prestados na educação infantil, pois as transformações sociais e econômicas têm levado os consumidos a ficarem cada vez mais exigentes buscando instituições de ensino que ofereçam serviços de qualidade, que não exerçam somente o papel de cuidadores das crianças, mas que possibilitem a formação integral do ser. Ainda foi analisado se as politicas públicas e as propostas estabelecidas para atender as crianças pequenas são reais ou se são somente um conjunto de ideias utópicas as quais na prática não atingem os objetivos nem o pública ao qual estão destinadas

Artigo Completo:

Palavras-chave: Educação Infantil Qualidade em serviços educacionais; Utopia,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-006

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, Rogério Bianchi. A utopia como representação social da realidade. OPSIS, Catalão, v. 9, n. 12,.jan-jun 2009.
  • [2] BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
  • [3] BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
  • [4] CAMPOS, M. Malta. ESPOSITO, Yara. BHERING, Eliana. GIMENES, Nelson. ABUCHAIM, Beatriz. FERNANDES, F. Silva. RIBEIRO, Bruna. A gestão da Educação Infantil no Brasil. Este estudo foi realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) sob encomenda da Fundação Victor Civita (FVC). 12/18/12. 2 Estudos & Pesquisas Educacionais – Fundação Victor Civita.
  • [5] CORREA, B. C. Políticas de educação infantil no Brasil: ensaio sobre os desafios para a concretização de um direito. Jornal de políticas educacionais. n° 9, janeiro-junho de 2011. p. 20 – 29.
  • [6] DIDONET, Vital. Creche: a que veio, para onde vai. In: Educação Infantil: a creche, um bom começo. Em Aberto/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. v 18, n. 73. Brasília, 2001. p.11-28.
  • [7] DOURADO, Luiz Fernando. OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: Conceitos e definições. Brasil - Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2014, p.43.
  • [8] FELIPE, Sônia Terezinha. O Conceito de Utopia na proposta Paulofreireana. Departamento de Filosofia – Universidade Federal de Santa Catarina; 1979.
  • [9] FONTANA, Ingrid Leão Mendes. Polemizando o processo das Políticas Públicas para a Educação Infantil. X ANPED SUL, Florianópolis, outubro de 2014.
  • [10] GADOTTI, Moacir. ROMÃO, J. Eustáquio. Autonomia da Escola – princípios e propostas. 7ª edição, São Paulo, SP. Cortez, 2012.
  • [11] GOMES, E. S.; COSTA FILHO, J. Historicidade da infância no Brasil. El Futuro del Pasado, nº 4, 2013, p. 255-276. ISSN: 1989-9289.
  • [12] KOTLER, P. Administração de marketing. Tradução de Ailton Bomfim Brandão. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.
  • [13] LIBÂNEO, J. Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 5ª edição revista e ampliada – Goiânia – GO; Editora Alternativa, 2004.
  • [14] LOBO, J. R. Marques; DUQUE, L. Polisseni; OLIVEIRA, L. O. de Freitas; RODRIGUES,M. V. Y Rodrigues; O uso da Escala SERVQUAL para avaliar a percepção de valor na prestação de serviços de manutenção de computadores. IV CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO Responsabilidade Socioambiental das Organizações Brasileiras. Niterói, RJ, Brasil, 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2008.
  • [15] MORE, Thomas. Utopia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
  • [16] MORGAN, Dimas Anaximandro da Rocha. SILVA, Joelma Gomes. KNACKFUSSC, Maria Irany. MEDEIROS, Humberto Jefferson. As políticas públicas no contexto da Educação Infantil brasileira. Construção Psicopedagógica; v22 n23: 51-58; 2014.
  • [17] PARASURAMAN, A. ZEITHAML, Valarie A. BERRY, Leonard L. Um modelo conceitual de qualidade de serviço e suas implicações para a pesquisa no futuro. RAE – Revista de Administração de Empresas. V.46, nº4, 2006.
  • [18] RAMOS, Z. Leite. Conhecimentos Pedagógicos; 6ª edição – Brasília: Vesticon. 2013, p.405.
  • [19] SILVA, Antônio Ozaí. Utopias, ideologias e o “leito de Procusto”. Revista Espaço Acadêmico nº 182. Ano XVI; julho de 2016.
  • [20] VIEIRA, Andréa Zacarias. O regime constitucional do direito à educação básica. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 106, nov 2012.
  • [21] ZOCCA, Naicléia Storck. GONZALEZ, Inayara Valéria D. Pedroso. PELISSARI, Anderson Soncini. Controle de qualidade em serviços: um estudo da percepção e expectativas de alunos do Ensino Fundamental. IX SEGeT 2012; Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Tema: Gestão, Inovação, e Tecnologia para a Sustentabilidade
Como citar:

Moura, Irene Antônia de; Sadoyama, Adriana dos Santos Prado; "Utopia ou realidade - a qualidade dos serviços prestados na Educação Infanti", p. 64-76 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-006

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações