Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE CÓDIGO ABERTO EMSO PARA OSCILAÇÕES DE TEMPERATURA DESTINADAS A ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA NA TAXA DE REAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO EM SUSPENSÃO DE ESTIRENO

LIMA, R. M. ; NEIVA, L. F. ; POUBEL, W. M. ;

Artigo Completo:

Devido à importância do poliestireno (PS), em inúmeras aplicações, como por exemplo, na construção civil, em embalagens e em diversos produtos, se torna extremamente necessário o estudo de sua polimerização. Através da simulação do processo é possível descobrir melhores condições operacionais, facilitar o melhor entendimento do sistema, além de aumentar a produção. Com isso, o presente trabalho visa realizar simulações de oscilações de temperatura que serão usadas em simulações referentes à taxa de reação de polimerização em suspensão do estireno e permitir analisar a influência da variação de temperatura em um vaso de mistura através de simulação via CFD (Computational Fluid Dynamics). A simulação computacional será feita com o auxílio do software EMSO (Environment for Modeling, Simulation and Optimization), que irá modelar e simular as oscilações de temperatura, comprovando ser uma excelente ferramenta na área acadêmica.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-203-32800-264233

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, A. S. P. N. Simulação de reatores de polimerização de estireno: Modelagem cinética e termodinâmica. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
  • [2] CALLISTER, W. D. Ciência e engenharia de materiais uma introdução. 7ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
  • [3] CANEVAROLO JR, S. V. Ciência dos polímeros: um texto básico para tecnólogos e engenheiros. 2ª Ed. São Paulo: Artliber, 2006.
  • [4] FRANCISQUETTI, M. C. C. Modelagem, simulação e otimização de processos usando o software EMSO (Environment for Modeling, Simulation and Optimization). Monografia – Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 201
  • [5] JACQUES, F. B. Mercado brasileiro de poliestireno com ênfase no setor de eletrodomésticos. Monografia – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.
  • [6] JESUS, L. C. C. Obtenção e caracterização de compósitos de poliestireno expandido pós-consumo reforçado com celulose de bagaço de cana-de-açúcar. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia, Faculdade UnB GAMA e Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
  • [7] LENZI, M. K., LIMA E. L., PINTO J. C., Modelagem da Polimerização Simultânea de Estireno em Suspensão e Emulsão, Polímeros: Ciência e Tecnologia, v. 14, no. 2, p. 112-121, 2004.
  • [8] MARELE, C. P. R. Síntese e caracterização de padrão de poliestireno para cromatografia de permeação em gel através da polimerização via radical livre controlada mediada por radicais nitróxidos. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
  • [9] PEREIRA, J. O. Modelagem e simulação de reatores de polimerização em massa de estireno com iniciadores multifuncionais. 2012. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
  • [10] POUBEL, W. M. Análise de efeitos de mistura em reatores de polimerização do tipo tanque usando ferramentas de CFD. 2009. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
  • [11] Project ALSOC. Disponível em: Andlt;http://www.enq.ufrgs.br/trac/alsocAndgt;. Acesso em: 17 nov. 2014.
  • [12] RODRIGUES, R.; GUERRA, C. D. W.; SECCHI, A. R.; LANSARIN, M. A. Ensino de cinética e cálculo de reatores químicos utilizando o simulador EMSO. XVI Congresso Brasileiro De Engenharia Química, realizado em Lorena, em setembro de 2006.
  • [13] SOARES, R. P. EMSO Manual. 2007.
Como citar:

LIMA, R. M.; NEIVA, L. F.; POUBEL, W. M.; "UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE CÓDIGO ABERTO EMSO PARA OSCILAÇÕES DE TEMPERATURA DESTINADAS A ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA NA TAXA DE REAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO EM SUSPENSÃO DE ESTIRENO", p. 2686-2690 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-203-32800-264233

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações