Artigo - Open Access.

Idioma principal

UTILIZAÇÃO DO AGROTÓXICO POR PRODUTORES RURAIS EM LAVOURAS DE MARACUJÁ NO MUNICIPIO DE PRESIDENTE MÉDICI- RO

OLIVEIRA, Rafael Fernandes de ; MATOS, Lila Francisca de Oliveira Reis ; MARAN, Caroline Silvério ;

Artigo:

O agrotóxico é um produto composto por substâncias químicas, destinado ao controle de doenças e pragas na agricultura. Sua má utilização pode acarretar graves danos no meio ambiente e na saúde humana. O presente trabalho tem como objetivo verificar como os produtores rurais estão utilizando os agrotóxicos na lavoura, se eles estão fazendo uso do equipamento de proteção individual e como é realizado o manejo das embalagens dos produtos. Para que esse objetivo se efetivasse, foi utilizado o método exploratório-descritivo, iniciado por pesquisa bibliográfica e concretizado na pesquisa de campo. A pesquisa abordava assuntos que contemplavam quais os tipos de agrotóxicos eram mais empregados, quais equipamentos de segurança individual eram utilizados, qual o motivo para o uso dos defensivos agrícolas, além de serem questionados sobre como é feito o manejo das embalagens vazias e se recebem informações sobre os cuidados necessários ao manuseio desses produtos. A partir da pesquisa foi concluído que, a grande maioria dos agricultores não recebe orientação técnica sobre o devido uso do agrotóxico na lavoura, o que acarreta, em muitos casos, na má utilização desses produtos pelos produtores rurais; além de verificar que alguns deles não fazem o devido uso do equipamento de proteção individual, contudo, também foi possível constatar que todos os produtores rurais fazem a devida devolução das embalagens vazias aos órgãos competentes. Para que não houvesse problema quanto a essa pratica, seria necessária uma aliança entre os órgãos competentes e os agricultores onde ambos se comprometessem a exercer de forma responsável seus papeis.

Artigo:

Palavras-chave: Lavoura de maracujá, Produtores rurais, Doenças e pragas,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-adc-001-5100

Referências bibliográficas
  • [1] ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA): Relatório de Atividades de 2010. Brasília. Disponível em: Acessado em: o5 de abril.2015.
  • [2] Agrotóxicos e Ambiente: Embrapa Informação Tecnológica. 1. Ed. Brasília, DF, 2004. p.
  • [3] 29-34.
  • [4] Anexo 6- manual de gerenciamento de risco (MGA), Programa de desenvolvimento Municipal Integrado-PDMI, Instrumento de gestão ambiental.
  • [5] LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas – São Paulo: EPU, p.32.1986.
  • [6] PERES. F.; MOREIRA. J.C. Saúde e ambiente em sua relação com o consumo de agrotóxicos em um pólo agrícola do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 23 Sup.4:S612-S621. p. 01-02. 2007.
  • [7] REINATO, R. A. O. et al. Situação atual das embalagens vazias de agrotóxicos no Brasil.
  • [8] Espírito Santo do Pinhal, v.9, n.4, p. 079- 094 out/dez 2012.
  • [9] RIGOTTO, RAQUEL. et al. Associação Brasileira de Saúde Coletiva DossieAbrasco Um alerta sobre os impactos do agrotóxico na saúde. X Congresso Brasileiro de saúde coletiva.
  • [10] Porto Alegre, n 244.p. 23- 30. 2012.
  • [11] TAVELLA, L.B. O uso de agrotóxico na agricultura e suas conseqüências toxicológicas e ambientais. ACSA - Agropecuária Científica no Semi-Árido, v.07, n 02 abril/junho 2011 p. 06 – 12. Disponível em:. Acessado em: 5 de abril de 2015.
  • [12] ZANDONADE, M.L.C. Mapeamento de Propriedade e Caracterização do Sistema Produtivo do Maracujazeiro na Região do Pipiripau (Brasília – DF). Brasília: Faculdade UnB de Planaltina (FUP), 2014.
Como citar:

OLIVEIRA, Rafael Fernandes de; MATOS, Lila Francisca de Oliveira Reis; MARAN, Caroline Silvério; "UTILIZAÇÃO DO AGROTÓXICO POR PRODUTORES RURAIS EM LAVOURAS DE MARACUJÁ NO MUNICIPIO DE PRESIDENTE MÉDICI- RO", p. 251-256 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-adc-001-5100

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações