Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE FILMAGEM PARA OBTENÇÃO DO DIÂMETRO DE BOLHAS EM COLUNA DE FLOTAÇÃO

FILHO, A. M. R. ; CARVALHO, G. R. L. ; LUZ, P. H. M. ; REIS, A. S. ; BARROZO, M. A. S. ;

Artigo Completo:

O processo de flotação é a técnica mais importante na concentração de minérios na qual a separação de partículas minerais ocorre pela adesão destas à superfície das bolhas de ar em meio aquoso. Uma das variáveis mais importantes neste processo é o controle do diâmetro das bolhas. Isto se dá a fim de aumentar o contato bolha-partícula e tornar sua captura mais eficiente. Desta forma este trabalho teve por objetivo estudar a distribuição de bolhas geradas em uma coluna de flotação a partir da passagem forçada da corrente de recirculação por um Venturi. Este método possibilita a geração de bolhas com tamanho intermediário, ou seja, com tamanho maior que as microbolhas geradas na FAD (flotação por ar dissolvido) e menor do que as bolhas geradas no sistema convencional. O diâmetro das bolhas foi monitorado por duas diferentes técnicas. A primeira consistia num sistema de filmagem estática de bolhas capturadas da coluna, através de um amostrador, uma câmera de alta velocidade e um estereomicroscópio. A segunda consistia na filmagem direta, feita a partir da captura de imagens dinâmicas da coluna pela mesma câmera. O software usado para análise das imagens foi o ImageJ. Através de condições testadas, constatou-se que no amostrador as bolhas de menor diâmetro foram melhor representadas e que pela filmagem direta obteve-se mais eficiência na representação de bolhas maiores. Portanto, concluiu-se que as técnicas utilizadas são complementares e eliminam possíveis erros.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-155-32575-248461

Referências bibliográficas
  • [1] CALDARA, J. A.; CORREA, J. C. G. Abordagem sobre a aplicação da flotação em coluna em beneficiamento mineral. Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural - UFRJ, 2010.
  • [2] ENGLERT, A. H. Flotação por ar dissolvido (FAD) de micropartículas, caracterização de microbolhas e medidas de força de interação bolha-partícula. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2008.
  • [3] REIS, A. S. Estudo da geração de bolhas de diversos tamanhos em coluna de flotação. Tese (Mestrado em Engenharia Química), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2015.
  • [4] RIBEIRO, J. A. Contribuição ao estudo experimental e em CFD da fluidodinâmica de colunas de bolhas com aplicações na separação de misturas oleosas e processamento mineral por ar dissolvido, Tese (Doutorado em Engenharia Química), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2012.
  • [5] RODRIGUES, R. T. Desenvolvimento da técnica LTM-BSizer para a caracterização de bolhas e avaliação de parâmetros no processo de flotação. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2004.
  • [6] SANTANA, R.C. Análise da Influência do Tamanho da Partícula na Flotação de Apatita em Coluna. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas), Faculdade de Engenharia Química – UFU. Uberlândia, 2007.
  • [7] SOMASUNDARAN P.; CHANG, P.; SHALL R.; DAHL, B. Beneficiation os phosfhates: Fundamentals and Technology, 2002.
Como citar:

FILHO, A. M. R.; CARVALHO, G. R. L.; LUZ, P. H. M.; REIS, A. S.; BARROZO, M. A. S.; "UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE FILMAGEM PARA OBTENÇÃO DO DIÂMETRO DE BOLHAS EM COLUNA DE FLOTAÇÃO", p. 2093-2098 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-155-32575-248461

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações