Artigo - Open Access.

Idioma principal

UTILIZAÇÃO DE SIG PARA CARACTERIZAÇÃO DA BIOMASSA ENERGÉTICA NA ILHA DO MARAJÓ-PA PARA FINS DE ATENDIMENTO DE COMUNIDADES ISOLADAS

MIRANDA, Pedro Renan Negrão ; SOUZA, Hallan Max Silva ; PINHO, João Tavares ;

Artigo:

As comunidades geograficamente isoladas das sedes municipais da Ilha do Marajó enfrentam grandes problemas no que concerne à disponibilidade de energia elétrica. O governo enfrenta grandes problemas para disponibilizar eletricidade para essas comunidades devido ás barreiras naturais impostas pelo bioma amazônico, que encarecem o fornecimento tradicional de energia. Este problema ocasionou a utilização de tecnologias que utilizam combustíveis fósseis, que são pouco eficientes e com custos elevados quando se consideram as rendas familiares da região. A biomassa é uma fonte energética renovável que pode gerar grandes benefícios socioambientais para o Arquipélago do Marajó, por ser encontrada em abundância na ilha. Este trabalho apresenta três mapas elaborados a partir de ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Dois são referentes à biomassa, e mostram os tipos de resíduos vegetais gerados na ilha e as plantas oleaginosas presentes na mesma, que podem ser aproveitados como fontes de geração de energia menos poluente e mais barata. O terceiro mapa apresenta os tipos de indústrias existentes na região, que possivelmente sejam as responsáveis por boa parte da geração dos resíduos de origem vegetal no Marajó. Este artigo é um dos produtos do projeto: “Levantamento e Caracterização das Potencialidades e Necessidades Energéticas da Ilha do Marajó, Estado do Pará”, elaborado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia.

Artigo:

Palavras-chave: Biomassa, Sistemas de informações geográficas, Energias renováveis, Ilha do Marajó, Sistemas Isolados,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-er-001-4918

Referências bibliográficas
  • [1] Agência Nacional De Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica no Brasil. Disponível em: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/atlas2005.zip. Acesso em: 28 abr. 2016.
  • [2] Coelho, S.T. et al. Implantação e testes de utilização de óleo vegetal como combustível para diesel geradores em comunidades isoladas da Amazônia. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000022004000200005&lng=en&nrm=abn . Acesso em: 01 mai. 2016.
  • [3] HINRICHS, R.A; KLEINBACH, M; REIS, L.B. Energia e meio ambiente. São Paulo: Ed. Cengage Learning, 201 137 p.
  • [4] MONTEIRO, C. D. M. Integração de energias renováveis na produção descentralizada de eletricidade utilizando SIG. Porto, 84 p., 1997. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Porto.
  • [5] NAGAISHI, T. Y. R. Açaí (euterpe oleracea mart): extrativismo, características, energia, e renda em uma comunidade na ilha do Marajó/PA. Belém, 108 p., 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural da Amazônia.
  • [6] Padilha, J.L. et al. Potêncial de Geração de Energia Elétrica no Estado do Pará, utilizando biomassa do setor madeireiro. Disponível em: http://cubt.ufpa.br/publicacoes/documento/coordacademica/anais.pdf#page=71 . 01 mai. 201
  • [7] PINTO, M. Fundamentos de energia eólica. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1998. 368 p.
  • [8] RENDEIRO, G; NOGUEIRA, M. Combustão e Gaseificação da Biomassa Sólida. Brasília: Ed. Ministério de Minas e Energia, 200 190 p.
  • [9] Souza, H. M. S.; Teles, M.B.; Pinho J. T. Elaboração de mapas temáticos de energia solar e eólica para a ilha do Marajó/ Estado do Pará. Disponível em: http://cubt.ufpa.br/publicacoes/documento/coordacademica/anais.pdf#page=71 . Acesso em: 28 abr. 2016.
  • [10] Vieira, H. C; Pedrozo, E.A. Eletrificação na Amazônia Brasileira: Contexto e possibilidades rumo ao desenvolvimento local. Disponível em: http://engemausp.submissao.com.br/17/anais/arquivos/382.pdf . Acesso em 28 abr. 2016.
  • [11] Velázquez, S. M. S. G. et al. A geração de energia elétrica em comunidades isoladas da Amazônia a partir de biomassa sustentável. Disponível em: http://143.107.4.241/download/publicacoes/xiiicbe_enermad.pdf . Acesso em: 01 mai. 2016.
Como citar:

MIRANDA, Pedro Renan Negrão; SOUZA, Hallan Max Silva; PINHO, João Tavares; "UTILIZAÇÃO DE SIG PARA CARACTERIZAÇÃO DA BIOMASSA ENERGÉTICA NA ILHA DO MARAJÓ-PA PARA FINS DE ATENDIMENTO DE COMUNIDADES ISOLADAS", p. 730-737 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-er-001-4918

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações