Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Utilização de matrizes no estudo de orientação e posição de um braço robótico por meio das coordenadas de Denavit-Hatenberg.

Costa, Carlos Gomides da ;

Artigo Completo:

O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar mais uma forma de ensinar o assunto multiplicação de matrizes, de uma forma mais lúdica, aplicada, que pode tornar o ensino mais prazeiroso e atrativo para alunos do ensino médio, pois para muitos esse assunto não tem aplicações práticas, o que para outros é motivo da falta de interesse em aprender tal conteúdo. A ferramenta utilizada com o intuito de atrair tanto alunos quanto professores, foi a utilização do Kit LEGO Mindstorms NXT 2.0 para a construção do braço robótico ou manipulador robóticos, que por motivos de estudo dese trabalho, três juntas do tipo rotacionais. A escolha desse Kit LEGO é justificada pela sua facilidade de interação com crianças e adolescentes, além de estimular a construção do aprendizado pois, estimula a solução de problemas que possam aparecer durante o processo de construção do braço robótico. A aplicação do conteúdo se dá na obtenção dos quatro parâmetros de Denavit e Hatenberg que são obtidos após a colocação dos sistemas de referência, onde três desses parâmetros são obtidos a partir de medições feitas no braço robótico e o quarto parâmetro é variável pois pode-se manipular esse valor de acordo com o movimento pretendido ou da posição final que se quer determinar. Dessa forma, o assunto pode suscitar questionamentos e novas formas de resolver determinados problemas que possam surgir durante o processo.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Multiplicação de Matrizes, Lego Mindstorms, Denavit e Hatenberg, Braço Robótico, MATLAB.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/mathpro-cnmai-0060

Referências bibliográficas
  • [1] ASIMOV, Isaac, Runaround. Astounding Science Fiction, 1942.
  • [2] COMPUTAÇÃO, II, 2007, Santa Cruz. Anais: II Encontro da Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz: Unisc, Departamento de Informática, 2007. p. 4.
  • [3] CORKE, P. (2011). Robotics,Vision and Control, Vol.1, Springer-Verlag Berlin Heidelberg, Australia pp. 141- 19 pp. 141-200.
  • [4] DUARTE, J., BARROS, A. Métodos e Técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo-SP, Atlas, 2006.
  • [5] FIDEL, Raya. The case study method: a case study. In: GLAZIER, Jack D. Andamp; POWELL, Ronald R. Qualitative research in information management. Englewood, CO: Libraries Unlimited, 1992. 238p. p.37-50. Guba,E.G.,Andamp;Lincoln,Y.S.(1994). Competingparadigms in qualitative research. InN.K.DenzinAndamp;Y.S.Lincoln(Eds.), Handbook ofqualitative research (pp. 105-117).Thousand Oaks,CA:Sage.
  • [6] KONZEN, I. M. G. Andamp; et al. Kit de robótica educativa: desenvolvimento e aplicação metodológica. In: ENCONTRO DA ESCOLA REGINAL DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
  • [7] LAKATOS, E.M.,MARCONI, M. de A. Metodologia científica. São Paulo, Atlas, 198 MARTINS, Agenor. O que é robótica. Ed.: Brasiliense, São Paulo-SP, 2006.
  • [8] ORTOLAN, I. T. Robótica educacional: uma experiência construtivista. Florianópolis, 2003. f. 157. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação e Sistemas de Conhecimento) - Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • [9] PAPERT, S. A Máquina das Crianças. Ed. Artmed, Porto Alegre, 2002.
  • [10] STOPPA, M. H. A Robótica Educacional em Experimentos elementares de Física. Vol. 14 n.1 Disponível em: Andlt;www.editoraufjf.com.br/revista/index.php/revistainstrumento/article/view/1911. Andlt; Data de acesso em 12/01/2014. YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Como citar:

Costa, Carlos Gomides da; "Utilização de matrizes no estudo de orientação e posição de um braço robótico por meio das coordenadas de Denavit-Hatenberg.", p. 347-356 . In: Anais do Congresso Nacional de Matemática Aplicada à Indústria [= Blucher Mathematical Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN em b-reve, DOI 10.5151/mathpro-cnmai-0060

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações