Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

UTILIZAÇÃO DA FULIGEM DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO ADSORVENTE DE POLUENTES ORGÂNICOS

CALVI, F. A. ; STENICO, A. C. ; ZORNITTA, R. L. ; RUOTOLO, L. A. M. ;

Artigo Completo:

Um meio viável e barato para o tratamento de águas residuais de refinarias de petróleo é o uso da fuligem proveniente da queima do bagaço de cana-de-açúcar, que está disponível em grandes quantidades no país. Tais efluentes possuem diversos poluentes orgânicos nocivos ao meio ambiente e à saúde humana. Buscou-se o desenvolvimento de um material natural de baixo custo capaz de adsorver compostos orgânicos, estudando-se as capacidades de adsorção de fenol pela fuligem submetida a diferentes tratamentos químicos, com a finalidade do tratamento de um efluente real, fornecido por uma refinaria de petróleo nacional. A fuligem utilizada neste trabalho foi submetida a tratamentos químicos com ácido sulfúrico e hidróxido de sódio a fim de remover impurezas que poderiam estar bloqueando o acesso aos poros e aos sítios ativos do adsorvente. A partir das curvas de ruptura foi possível calcular a quantidade adsorvida de fenol, estudada em função da temperatura do processo e dos tratamentos químicos utilizados. Concluiu-se que esse material tem grande capacidade de adsorção de fenol (~4 mg fenol/mg fuligem) e para a adsorção de um efluente real mostrou-se um material bastante promissor uma vez que foi possível remover uma grande quantidade da carga orgânica do efluente, pois houve uma diminuição de 67% da demanda química de oxigênio (DQO) em apenas 5 minutos de experimento.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-006-31663-239515

Referências bibliográficas
  • [1] COONEY D.O. Adsorption design for wastewater treatment. Lewis Publishers, New York, 1998.
  • [2] GOLDEMBERG J., NIGRO F. E.B., COELHO S.T. Bioenergia no estado de São Paulo: situação atual, perspectivas, barreiras e propostas. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. São Paulo, 2008.
  • [3] RIBEIRO H. Queimadas de cana-de-açúcar no Brasil: efeitos à saúde respiratória. Rev. Saúde Pública, 2008.
  • [4] TAVARES R. Modelo de São Paulo em Etanol. Secretaria de Agricultura, Secretaria de Energia, Secretaria do Meio Ambiente, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, 2013.
Como citar:

CALVI, F. A.; STENICO, A. C.; ZORNITTA, R. L.; RUOTOLO, L. A. M.; "UTILIZAÇÃO DA FULIGEM DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO ADSORVENTE DE POLUENTES ORGÂNICOS", p. 581-587 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-006-31663-239515

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações