Resumo - Open Access.

Idioma principal

Utilizando a ludicidade para ensino interdisciplinar em sala de aula

Sá, Murillo Pires de ; Oliveira, Jéssica Paula Jacinto de ; Lima, Daniela Borges de ; Sadoyama, Geraldo ; Sadoyama, Adriana Santos P. ; Castro, Paulo Alexandre de ; Andrade, Leonardo Santos ;

Resumo:

O uso do lúdico em sala de aula se relaciona ao desenvolvimento de brincadeiras, jogos e atividades com a função educativa, o lúdico oportuniza a aprendizagem do indivíduo e por sua vez proporciona o desenvolvimento do conhecimento de forma agradável gerando interesse por parte dos alunos. Este estudo teve como objetivo demonstrar o uso de atividade lúdica em sala de aula, através de perguntas e respostas interdisciplinares, utilizando um jogo inspirado na “batata quente” convencional. Os alunos foram dispostos em um circulo voltados para o centro no primeiro momento, e voltados para fora em um segundo momento, e uma bola foi sendo passada de mão em mão enquanto uma musica tocava ao fundo, quando a música parava o aluno que estivesse com a bola em mãos deveria sortear uma pergunta de múltipla escolha entre quarenta que foram selecionadas especificadamente para a aplicação dessa atividade, as perguntas tiveram caráter interdisciplinar, ou seja, trabalhavam varias áreas do conhecimento estabelecendo as relações existentes entre as disciplinas, provocando a reflexão e promovendo a aprendizagem, cada acerto gerava um brinde de forma a reforçar positivamente, cada erro foi corrigido pelo próprio aluno após ser estimulado e auxiliado a alcançar a resposta correta. A avaliação ocorreu de forma dinâmica com o intuito de verificar o desempenho dos alunos durante as atividades propostas e aplicar o lúdico como forma de ensino de maneira divertida, diferente do convencional que por muitas vezes é recebido como “chata” por parte dos alunos. Após a atividade os alunos descreveram o que conseguiram aprender com a atividade e a importância de utilizar jogos para gerar o interesse dos alunos no conteúdo. Com a utilização desta metodologia foi possível alcançar a sala de maneira atrativa promovendo a participação de todos os alunos alcançando o objetivo e auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.

Resumo:

Palavras-chave: Lúdico; Interdisciplinar; Ensino,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-res002

Referências bibliográficas
Como citar:

Sá, Murillo Pires de; Oliveira, Jéssica Paula Jacinto de; Lima, Daniela Borges de; Sadoyama, Geraldo; Sadoyama, Adriana Santos P.; Castro, Paulo Alexandre de; Andrade, Leonardo Santos; "Utilizando a ludicidade para ensino interdisciplinar em sala de aula", p. 229-230 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-res002

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações