Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Uso da Moringa oleifera como Adsorvente para a Remoção de Diuron de Águas Contaminadas

Souza, Héllen Karoline Spricigo de ; Mantovani, Daniel ; Nishi, Leticia ; Coldebella, Priscila Ferri ; Bergamasco, Rosângela ; Vieira, Angélica Marquetotti Salcedo ;

Resumo:

Tecnologias convencionais de tratamento de água, como a coagulação-floculação; sedimentação; filtração convencional e desinfecção, não são suficientes para remover concentrações muito baixas de pesticidas. A Moringa oleifera Lam (MO) é um importante material natural que pode ser usado como adsorvente de contaminantes orgânicos da água. Neste estudo se avaliou a capacidade de adsorção da semente de MO para remoção do herbicida Diuron de soluções aquosas. Soluções de 5 mg.L-1 de Diuron foram preparadas e analisadas por Cromatografia Liquida de Alta Eficiência. Vários fatores que influenciam a adsorção foram testados, tais como: quantidade de adsorvente (0,1; 0,3 e 0,5 g), tempo de contato (0-1440 min), pH (4, 7 e 10), temperatura (25, 35 e 45 °C), tamanho de partícula do adsorvente (180-500 mm) e velocidade de agitação (100, 150 e 200 rpm). A partir dos experimentos realizados foi possível verificar que a máxima capacidade de adsorção da semente de MO foi obtida em 60 minutos e com esse tempo conseguiu-se uma eficiência de remoção de Diuron de até 67%. Os resultados também mostraram que os fatores que influenciaram diretamente na adsorção de Diuron foram: a massa de adsorvente, a temperatura e a velocidade de agitação, e que quanto maior a quantidade de massa, velocidade de agitação e temperatura, maior a remoção de Diuron das soluções contaminadas. A preparação simples e os resultados experimentais satisfatórios indicaram que a semente de MO é um material natural promissor para a remoção de poluentes orgânicos.

Resumo:

Palavras-chave: biossorção, Moringa oleifeira, Diuron,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-21838

Referências bibliográficas
Como citar:

Souza, Héllen Karoline Spricigo de; Mantovani, Daniel; Nishi, Leticia; Coldebella, Priscila Ferri; Bergamasco, Rosângela; Vieira, Angélica Marquetotti Salcedo; "Uso da Moringa oleifera como Adsorvente para a Remoção de Diuron de Águas Contaminadas", p. 318 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-21838

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações