Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

USABILIDADE DO BIKE PE NO CAMPUS DA UFPE

CARNEIRO, Mauro Pessôa ; BRITO, Erilze ; CAVALCANTI, Mônica Uchôa ; SOARES, Marcelo M. ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta a análise da usabilidade do Bike PE, sistema de estações de bicicletas, sob o enfoque da ergonomia. Neste processo ergonômico evidencia-se a usabilidade do sistema, como meio consistente para detectar problemas encontrados no decorrer das tarefas. O sistema Bike PE é um programa do Governo do Estado de Pernambuco, em parceria com as Empresas Serttel/Samba e apoio do Banco Itaú, com o intuito de introduzir a bicicleta como transporte público sustentável, saudável e não poluente, como também o sedentarismo da população. Nos resultados apresentou-se sugestões de melhorias, preocupando-se com a eficiente e eficácia na usabilidade do sistema de estações de bicicleta Bike PE, centrado na satisfação do usuário.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Ergonomia. Usabilidade. Sistemas.Estações de bicicletas,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-conaerg2016-7302

Referências bibliográficas
  • [1] FIALHO, Francisco A. P. Métodos e técnicas em ergonomia. Florianópolis: Edições dos autores, 2005.
  • [2] IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. ed. São Paulo: Blucher, 2005.
  • [3] JORDAN, Patrick W. An introduction to usability. Philadelphia (USA): Taylor & Francis, 1998. SANTOS, R. L. G. dos S. Abordagem Heurística para avaliação da usabilidade de interfaces. Design e avaliação de interface. In: MORAES, Ana Maria de. Design e avaliação de interface: ergodesign e interação humano-computador. Rio de Janeiro: IUsEr, 2002.
Como citar:

CARNEIRO, Mauro Pessôa; BRITO, Erilze; CAVALCANTI, Mônica Uchôa; SOARES, Marcelo M.; "USABILIDADE DO BIKE PE NO CAMPUS DA UFPE", p. 1192-1202 . In: 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.3]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-conaerg2016-7302

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações