Artigo - Open Access.

Idioma principal

UM RETRATO ATUAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM DESIGN NO RIO GRANDE DO SUL

Moura, Heloisa; Bertoni, Cristopher Faoro; Silveira, André L. Marques da;

Artigo:

As tradições da sociedade são resistentes à mudança, inclusive na educação superior em Design. Autores internacionais de recente obra sobre o futuro da educação na área propõem que o ensino do Design é estático, fragmentado e ineficiente – em suma, inadequado para acomodar as transformações do mundo e complexidade dos desafios atuais. Tanto o currículo como a abordagem pedagógica estão defasados, apontando para a necessidade de revisão dos próprios objetivos educacionais, ou seja, de voltar a questionar que designer pretende-se formar – um desenhista industrial técnico ou um pensador sistêmico, reflexivo, crítico e capaz de contribuir para a cocriação de um futuro sustentável? Com base em visão desse novo profissional, o presente artigo, com foco nas instituições de ensino do Rio Grande do Sul e nos avanços e limitações da legislação brasileira de ensino, apresenta análise da evolução histórica, objetivos pedagógicos, e estrutura e conteúdo curricular dos diferentes programas de Design existentes. A partir dela, propõe um conjunto inicial de princípios norteadores e recomendações para a renovação da prática no Estado.

Artigo:

Society traditions are resistant to change, also in Design education. International authors of a recent publication on the future of education propose that Design teaching is static, fragmented and inefficient – that is, inadequate to accommodate the transformations of the world and the complexity of its current challenges. Both the curriculum and the pedagogical approach are behind, pointing towards the need to revise its very educational goals, that is, to question again which designer should be formed – an industrial drawing technician or a reflexive and critical system thinker, who is able to contribute to the cocreation of a sustainable future? Based on the view of the new professional, the present article, focused on universities situated at the Rio Grande do Sul state in Brazil and on the advancements and limitations of the country’s education legislation, introduces an analysis of the historical evolution, pedagogical goals and curricular content and structure of the different existent Design programs. Following, it proposes initial guiding principles and recommendations for the renewal of the local practice.

Palavras-chave: Design, educação superior, ensino-aprendizagem, currículo., Design, undergraduate education, teaching-learning, curriculum.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00869

Referências bibliográficas
  • [1] BELL, Daniel. O advento da sociedade pós-industrial: Uma tentativa de previsão social. São Paulo: Cultrix, 1977.
  • [2] CLARK, Colin. The conditions of economic progress. New York: Macmillan Andamp; Co., 1940. COUTO, Rita. Escritos sobre Ensino de Design no Brasil. Rio de Janeiro: RioBook''s, 2008.
  • [3] FINDELI, Alain. Moholy-Nagy´s design pedagogy in Chicago (1937-46). Design Issues, V. 7, N. 1, 1990.
  • [4] ______. Alain. Rethinking design education for the 21st century: Theoretical, methodological and ethical discussion. Design Issues, V. 17, N. 1, 2001.
  • [5] FRIEDMAN, Ken. Design Curriculum Challenges for Today''s University. In Proceedings of Enhancing the Curricula, Centre for Learning and Teaching in Art and Design, London, UK, 2002.
  • [6] ______. Ken. Models of Design: Envisioning a Future Design Education. Visible Language, V. 46, N. 3, 2012.
  • [7] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa anual de serviços, 2013. Disponível em: Andlt; http://www.ibge.gov.br Andgt;. Acesso em: 10 abr. 2014. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS – INEP. Conceito
  • [8] ENADE 2012, 2012. Disponível em: Andlt;http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/planilhas/2012/conceito_enade_2012.xlsxAndgt;. Acesso em: 10 abr. 2014. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Sistema e-MEC. Disponível em: Andlt;http://www. emec.mec.gov.brAndgt;. Acesso em: 10 abr. 2014.
  • [9] MOHOLY-NAGY, László. The New Vision: Fundamentals of Design, Painting Sculpture, Architecture, The New Bauhaus Books Series 1. W. W. Norton, New York, 1938.
  • [10] ______. László. Vision in Motion, Chicago: Paul Theobald and Co., 1947.
  • [11] MORIN, Edgar. Educação e complexidade: Os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.
  • [12] NORMAN, A. Donald. Why Design Education Must Change. 2010. Disponível em: Andlt;http://www.core77.com/blog/columns/why_design_education_must_change_17993.aspAndgt;Acesso em: 16 jun. 2013.
  • [13] POGGENPOHL, Sharon. Envisioning a Future Design Education: an Introduction. Visible Language, v. 46, n. 1/2, p. 8-18, 2012.
  • [14] POGGENPOHL, Sharon; SATO, Keiichi (Eds). Design Integrations: Research and Collaboration. Bristol, UK: Intellect, 2009.
  • [15] SLESS, David. Design or “Design” – Envisioning a Future Design Education. Visible Language, v. 46, n. 1/2, p. 8-18, 2012.
  • [16] VAN DER WAARDE, Karel; VROOMBOUT, Maurits. Communication Design Education: Could Nine Reflections be Sufficient. Visible Language, v. 46, n. 1/2, p. 20-35, 2012.
Como citar:

Moura, Heloisa; Bertoni, Cristopher Faoro; Silveira, André L. Marques da; "UM RETRATO ATUAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM DESIGN NO RIO GRANDE DO SUL", p. 1432-1443 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00869

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações