Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

UM NOVO MODELO SUSTENTÁVEL DE REUTILIZAÇÃO DE CONTAINERS INDUSTRIAIS EM SISTEMAS DE ALUGUEL DE BICICLETAS.

Arruda, Felipe Oliveira ; Arruda, Amilton José Vieira de ; Alcoforado Neto, Manoel Guedes ; Silva, Paulo Roberto ;

Artigo Completo:

O projeto Container Bike consiste no desenvolvimento de um conceito que contempla a bicicleta como alternativa de transporte para a mobilidade urbana, por meio de um sistema simples e acessível de aluguel de bicicletas, adequado às características locais de várias cidades brasileiras. Os containers industriais, cada vez mais contemplados na arquitetura e no design por sua versatilidade e praticidade, são encontrados em cidades portuárias do mundo inteiro, utilizados como transporte de carga, tornando-se, porém, obsoletos após um curto período de tempo. Neste projeto, estas importantes caixas metálicas surgem com novas funções: seja como pontos exclusivos de BikeShare (aluguel de bicicletas) espalhados pela cidade e integrados à rede de transporte urbano, seja como ambientes confortáveis de lazer e interação, projetados e combinados para receber usuários e interessados em bicicletas. É importante perceber que hoje, e cada vez mais no mundo e no Brasil o conceito de mobilidade urbana se agrega ao conceito de qualidade de vida e com ele, o design que pode muitas vezes transformar esta realidade em algo prazeroso e ao mesmo tempo rentável.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Bikeshare; Containers reutilizados; Mobilidade urbana; Interatividade & Sustentabilidade.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-sbds15-2st703b

Referências bibliográficas
  • [1] AQUINO, A. P. P., ANDRADE, N. P. A integração entre trem e bicicleta como elemento de desenvolvimento urbano sustentável, 3º Concurso de Monografia CBTU – A cidade nos trilhos. 2007
  • [2] BICI CWB. Plano de Mobilidade – Infra-estrutura Cicloviária, Curitiba. 2008.
  • [3] COMISSÃO EUROPÉIA, 2000, Cidades para Bicicletas, Cidades de Futuro, Luxemburgo, Serviços das Publicações Oficiais das Comunidades Européias. 2008.
  • [4] EMTU – Recife. Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, Pesquisa Domicilar 1997, Região Metropolitana do Recife. Recife. 1998.
  • [5] KOTNIK, Jure. Container Architecture – This book contains 6441 containers. 2008.
  • [6] MINISTÉRIO DAS CIDADES. Mobilidade urbana é desenvolvimento Urbano. Brasília: 2005.
  • [7] MINISTÉRIO DAS CIDADES. PlanMob – Construindo a cidade sustentável:
  • [8] Caderno de referências para a elaboração de plano de mobilidade sustentável. Brasília: 2007.
  • [9] MINISTÉRIO DAS CIDADES. Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades, Coleção Bicicleta Brasil, caderno 1, Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Brasília: 2007.
  • [10] GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Estratégia de desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife – 2003/2015, Metrópole Estratégica, Versão Técnica. 2002
  • [11] VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. A cidade, o transporte e o trânsito. São Paulo: Pró Livros, 2005.
Como citar:

Arruda, Felipe Oliveira; Arruda, Amilton José Vieira de; Alcoforado Neto, Manoel Guedes; Silva, Paulo Roberto; "UM NOVO MODELO SUSTENTÁVEL DE REUTILIZAÇÃO DE CONTAINERS INDUSTRIAIS EM SISTEMAS DE ALUGUEL DE BICICLETAS.", p. 232-242 . In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.5]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sbds15-2st703b

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações