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UM FRAMEWORK PARA A CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PERSONAGENS PARA GAMES NARRATIVOS

Streck, Melissa ; Fragoso, Suely ;

Artigo:

Este artigo trata do Design de Personagens para games narrativos. O ponto de partida é uma revisão da literatura sobre personagens em diferentes meios, utilizada como base pelos autores precedentes no tratamento da questão dos personagens para games. A seguir, identifica-se o que é próprio dos games e os diferencia dos outros meios, o que permite chegar ao diferencial dos personagens de games em relação aos dos demais meios narrativos. A partir daí, recuperam-se os trabalhos de diversos autores para apresentar os elementos e fatores centrais do Design de Personagens para games. Destaca-se a importância do Design Emocional para a criação de personagens. Ao final, esses achados são reunidos em uma grade de referência que serve como framework para a criação de novos personagens de games e avaliação de personagens existentes.

Artigo:

This article is about Character Design for narrative games. The departure point is a literature review about characters in various media, upon which previous authors who discussed game characters have based their own work. Follows a section that identifies what is proper to games and differentiates them from other media, leading to the diference between game characters and characters in other narrative media. The works of several authors allow for the identification of the central elements and factors of Character Design for games. The importance of Emotional Design for the creation of characters is noted. Finally, these findings are aggregated in a framework for the creation of new game characters or the evaluation of existing characters.

Palavras-chave: design de emoção, design de games, design de personagens., emotion design, game design, character design.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00287

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Como citar:

Streck, Melissa; Fragoso, Suely; "UM FRAMEWORK PARA A CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PERSONAGENS PARA GAMES NARRATIVOS", p. 156-167 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00287

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