Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

UM FRAMEWORK PARA A ANÁLISE DA INTERATIVIDADE DE SITES DE E-COMMERCE DO RAMO DA MODA EM SMARTPHONE

Paiva, Camila Barth ; Ribeiro, Vinicius Gadis ;

Artigo Completo:

Este estudo propõe um quadro referencial para a análise da interatividade de sites de e-commerce do ramo da moda – especificamente, vestuário - via smartphone. Para tanto, foram investigados conceitos e especificidades existentes na literatura sobre design de interação, interatividade, especificidades de e-commerce de moda e especificidades sobre dispositivos móveis. Considerando a base teórica, utilizou-se o método de análise de conteúdo e se estabeleceu um quadro referencial para análise de interatividade de sites de e-commerce do ramo da moda-vestuário, validado por quatro especialistas da área. Como resultado, apresentam-se os fatores e critérios quanto aos níveis de interatividade identificados, assim como a proposta de um modelo específico para a análise da interatividade de sites de e-commerce.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design de interação; smartphone; e-commerce; moda; vestuário,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0339

Referências bibliográficas
  • [1] BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
  • [2] BORTOLÁS, Natália Ordobás; GONÇALVES, Berenice, VIEIRA, Milton Horn. Análise da interatividade em sites de e-commerce - Interactivity analysis on e-commerce websites. Projética Revista Científica de Design, Londrina, V.3, N.2, 201
  • [3] CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
  • [4] JUNIOR, Jose Aparecido Bellucci; MATSUDA, Laura Misue. Construção e validação de instrumento para avaliação do Acolhimento com Classificação de Risco. Rev Bras Enferm, Brasília 2012 set-out; 65(5): 751-7.
  • [5] MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
  • [6] RAFAELI, Sheizaf. Interactivity: From New Media to Communication,1988.
  • [7] RAINER, JR, R., Kelly; CEGIELSKI, Casey, G. Introdução a sistemas de informação. Apoiando e transformando negócios na era da mobilidade. 3ª.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
  • [8] ROCHA, Heloísa Vieira da; BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani. Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. Instituto de Computação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2003.
  • [9] ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação humano – computador. 3. Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2013.
  • [10] SAMPIERI, Roberto Hernandez;  HYPERLINK "http://www.grupoa.com.br/autor/carlos-fernandez-collado.aspx" COLLADO,Carlos Fernández; HYPERLINK "http://www.grupoa.com.br/autor/maria-del-pilar-baptista-lucio.aspx" LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5ª ed. – Porto Alegre: Penso, 2013.
  • [11] SIMS, Roderick. Interactivity: a Forgotten Art?. Faculty of Education. University of Technology, Sydney. 1997. Disponível em: < http://www2.gsu.edu/~wwwitr/docs/interact/>. Acesso em: 20 de set. 2014.
  • [12] STEUER, Jonathan. Defining Virtual Reality: Dimensions determining telepresence. Department of Communication, Stanford University. This paper originally appearred in the Journal of Communication, 4(24) (Autumn, 1992), 73-93, 1993
  • [13] STAIR, Ralph. M; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação. 9.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
  • [14] TORI, Romero. A presença das tecnologias interativas na educação. Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP — Departamento de Computação/FCET/PUC-SP, Vol. II, No: 1, 2010.
Como citar:

Paiva, Camila Barth; Ribeiro, Vinicius Gadis; "UM FRAMEWORK PARA A ANÁLISE DA INTERATIVIDADE DE SITES DE E-COMMERCE DO RAMO DA MODA EM SMARTPHONE", p. 3943-3954 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0339

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações