Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

UM ESTUDO DA GÊNESE DOCUMENTAL DE ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS

SANTOS, Cristina Ribeiro ; FREITAS, Lidiane Marques ; ALBUQUERQUE, Ana Cristina de ;

Artigo:

Os álbuns fotográficos são compostos por materiais dos mais variados tipos e formatos, que entrelaçados formam uma narrativa nem sempre única. Eles permitem o agrupamento de vários tipos de suportes, que seguem desde sua capa até suas páginas finais e que podem conter: bilhetes, papéis, adesivos, cartões, avisos, e recortes de jornais. Formam uma diversidade de sentido, de funções, de leituras e possíveis usos. Mas, também, expõe uma complexidade em sua organização, objetivada pelos usos que este material possa ter, como nas pesquisas históricas e científicas. Assim, a busca por sua gênese, ou seja, sua intenção funcional, usos, acúmulos e sua criação é um caminho para contribuir com a organização e representação de suas imagens. Diante do exposto, o objetivo que norteia este trabalho é levantar na bibliografia existente quais as indicações e características que fazem parte desta busca pela gênese documental do álbum fotográfico. Este processo está atrelado a fase embrionária, durante a seleção e recolhimento do material e se desenvolve durante toda sua formação, agregando valor e se transformando em acervo, e por consequência em patrimônio.

Artigo:

Palavras-chave: Álbuns fotográficos, Gênese Documental, Organização e Representação de Imagens Fotográficas,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt1_170

Referências bibliográficas
  • [1] ALVARENGA, L. Representação do conhecimento na perspectiva da ciência da informação em tempo e espaço digitais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 15, jan./jun. 2003.
  • [2] BELLOTTO, H. L. (2002) Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial do Estado, 200
  • [3] BRASCHER, M.; CAFÉ, L. Organização da Informação ou Organização do Conhecimento?. In: LARA, M. G. de; SMIT, J. W. (Orgs.). Temas de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. 2010. Disponível em: . Acesso em 07 de mar. 2016.
  • [4] LIMA, S. F. de. Espaços projetados: as representações da cidade de São Paulo nos álbuns fotográficos do inicio do século. Acervo Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.6, n.1-2, p. 99-110, jan./dez. 1993.
  • [5] LIMA, J. L. O.; ALVARES, L. Organização e representação da informação e do conhecimento. In: ALVARES, L. (Org.). Organização da informação e do conhecimento: conceitos, subsídios interdisciplinares e aplicações. São Paulo: B4 Editores, 2012. 248p. Capítulo 1, p. 21/48.
  • [6] LOPEZ, A. P. A. As razões e os sentidos: finalidades da produção documental e interpretação de conteúdos na organização arquivística de documentos imagéticos. Tese de Doutoramento. 2000. Tese (Doutorado em História Social da FFLCH/USP, 2000).
  • [7] MADIO, T. C. C.; FUJITA, M. S. L. Importancia de la génesis documental para identificación de acervos fotograficos. Ibersid, v. 2, p. 251-261, 2008. Disponível em: < file:///C:/Users/lidiane.freitas/Downloads/2244-2254-1-PB%20(2).pdf>. Acesso em: 18 abr. 2016.
  • [8] SILVA, A. Álbum de família: a imagem de nós mesmos. São Paulo: Senac, 200
  • [9] SOUGEZ, M. História da fotografia. Lisboa: Ediciones Cátedra, 2001.
Como citar:

SANTOS, Cristina Ribeiro; FREITAS, Lidiane Marques; ALBUQUERQUE, Ana Cristina de; "UM ESTUDO DA GÊNESE DOCUMENTAL DE ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS", p. 53-60 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt1_170

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações