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TV em múltiplas plataformas: A narrativa transmídia em telenovelas brasileiras

Figueiredo, Camila Augusta Pires de;

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Nos últimos anos, temos observado uma crescente utilização da narrativa transmídia como estratégia de marketing para as telenovelas brasileiras. Sob esse prisma, a narrativa se desdobra através de múltiplas plataformas; várias mídias convergem e se entrelaçam para contar uma única história. Para examinar as novas dinâmicas midiáticas em jogo nesse cenário, propomos um breve panorama histórico a respeito da utilização de ferramentas transmídia nas novelas brasileiras, com ênfase em um caso recente: a novela Cheias de charme, de Isabel de Oliveira e Filipe Miguez, que foi ao ar em 2012 pela Rede Globo. Examinaremos o processo transmidiático que disseminou a sua narrativa em vários vídeos no YouTube, sites, blogs de personagens, redes sociais e livros. Com isso, espera-se contribuir para a compreensão das mudanças e dos efeitos dessa grande interação entre mídias no ambiente televisivo no Brasil, tanto no que concerne ao modo como o conteúdo é produzido e disseminado quanto à maneira como é recebido e acessado pela audiência.

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Palavras-chave: narrativa transmídia, telenovela, Henry Jenkins, Cheias de charme, convergência, transmidialidade,

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DOI: 10.5151/phypro-intermidialidade2014-021

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Como citar:

Figueiredo, Camila Augusta Pires de; "TV em múltiplas plataformas: A narrativa transmídia em telenovelas brasileiras", p. 292-302 . In: Aguiar, Daniella; Queiroz, João (Eds.). Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014 [=Blucher Arts Proceedings, v.1 n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2447-3332, DOI 10.5151/phypro-intermidialidade2014-021

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