Artigo - Open Access.

Idioma principal

Trabalho: Espaço Público e Privado na Obra “a Condição Humana” - De Hannah Arendt e a Experiência do Projeto Escola Livre de Filosofia

DOMINGOS, BERNARDO GERALDO;

Artigo:

Hannah Arendt, no seu livro “A Condição Humana” aponta que o surgimento da cidade-estado, gerou uma espécie de “segunda vida” para os homens, separando a existência dos homens em dois campos: a vida privada, e a vida pública, entre o que lhe é próprio (idion) o que lhe é comum (koinon), a polis, portanto gerou um espaço de discussão, de debate e que eliminava as organizações com base no parentesco. Além disso, esse seria um local no qual os indivíduos se reconhecem e delimitam os seus espaços. Segundo a autora, viver na polis, no espaço público significava, viver dentro das discussões, utilizando-se dos discursos, das palavras e da persuasão e nunca, de forma alguma recorrer ao uso da violência. O projeto de extensão Escola Livre de Filosofia, vinculado ao Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB), tem por metodologia de trabalho, ampliar o espaço público, gerando e proporcionando debates em diversos seguimentos da sociedade, com os mais diversos públicos; com esse trabalho entendemos ser possível, difundir conceitos e valores para sociedade, possibilitar novas reflexões e contribuir para que a palavra, a discussão, a persuasão retome seu espaço e afaste a violência. Este trabalho pretende discutir os conceitos da autora, bem como discutir novos espaços e novas possibilidades de ampliar os espaços públicos de discussão e debates.

Artigo:

Palavras-chave: Espaço Público, Espaço Privado, Ação Política e Violência,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phipro-sofia-007

Referências bibliográficas
  • [1] MINUTA DA CÂMARA DE EXTENSÃO UNIVESRSIDADE DE BRASÍLIA disponível em (http://www.unb.br/administracao/decanatos/dex/camara_extensao.html)
  • [2] OLIVEIRA, LUCIANO (2013): 10 LIÇÕES SOBRE HANNAH ARENDT.
  • [3] MAAR, LEO WOLFGAND (1985): O QUE É POLÍTICA.
  • [4] ARENDT, HANNAH (2007): A CONDIÇÃO HUMANA.
  • [5] JAROUCHE, MUSTAFA MAMEDE (2005): LIVRO DAS MIL E UMA NOITES: VOL I- RAMO SÍRIO.
Como citar:

DOMINGOS, BERNARDO GERALDO; "Trabalho: Espaço Público e Privado na Obra “a Condição Humana” - De Hannah Arendt e a Experiência do Projeto Escola Livre de Filosofia", p. 49-57 . In: Anais da VIII Semana de Orientação Filosófica e Acadêmica [= Blucher Philosophy Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-6567, DOI 10.5151/phipro-sofia-007

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações