Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

“TRABALHADORES DO CONHECIMENTO" NA IMIGRAÇÃO INTERNACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A IMIGRAÇÃO DOS PAÍSES DO MERCOSUL PARA O BRASIL

DOMENICONI, Jóice ; BAENINGER, Rosana ;

Artigo:

A compreensão dos movimentos migratórios no século XXI envolve o estudo de diferentes modalidades migratórias, como a migração de trabalhadores com alto nível educacional e ocupações de grande representatividade econômica, política e social. Assim, é importante pensar um novo panorama econômico internacional, que reflete uma maior intensidade da internacionalização do capital e da mobilidade da força de trabalho (SASSEN, 1988) e gera efeitos nas sociedades receptoras desses fluxos, sobretudo, quando barreiras físicas, políticas e econômicas são retiradas em prol da “livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos”, como no Mercado Comum do Sul (MERCOSUL.GOV). Busca-se, portanto, analisar os recentes fluxos migratórios de uma parcela qualificada de imigrantes oriundos dos países membros do MERCOSUL (Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) com destino ao Brasil a partir da discussão e atualização das ocupações da classe criativa/trabalhadores do conhecimento de Mello (2007). Adota-se, assim, a denominação de Florida (2004) de núcleo supercriativo e de profissionais criativos. Consideram-se, ainda, os “espaços da migração” envolvidos nessa dinâmica e as relações próprias da divisão internacional do trabalho estabelecidas entre essas localidades (BAENINGER, 2013). Serão utilizadas informações do mercado de trabalho formal brasileiro da RAIS, Censo Demográfico e Sistema Nacional de Cadastro e Registro de Estrangeiros, MJ-PF.

Artigo:

Palavras-chave: Imigração internacional qualificada, Trabalhador do Conhecimento e MERCOSUL,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt4_81

Referências bibliográficas
  • [1] CASTELLS, M. Technopoles of the world: the making of twenty-first-one century complexes. London, 1996.
  • [2] ______;A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 4.ed., v.1, 1999. (A era da informação: economia, sociedade e cultura).
  • [3] DRUCKER, P. F. Um século de transformações sociais. In: O melhor de Peter Drucker: a sociedade. São Paulo: Nobel, 2001. (A emergência da sociedade do conhecimento).
  • [4] FLORIDA, R. (e-book) The rise of the creative class: and how it’s transforming work, leisure, community & everyday life. New York: Basic Books, 201
  • [5] MERCOSUL. Sobre o MERCOSUL. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul. Acesso em: 19 mar. 2016.
  • [6] ______:O MERCOSUL na vida do cidadão. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br/o-mercosul-na-vida-do-cidadao. Acesso em: 19 mar. 201
  • [7] MELLO, L. F. Trabalhadores do conhecimento e qualidade do lugar em Campinas - SP. Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de Demografia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, 200
  • [8] PALERMO, G.; OLIVEIRA, A.T. e LOPES, J. Conceitos e Notas Metodológicas – CGIg/CNIg, RAIS, Censo Demográfico (IBGE). In: A inserção dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro, v.1, n.2, Dossiê Especial. OBMigra, Ed. Especial: Brasília, 2015.
  • [9] SASSEN, S. The Mobility of Labor and Capital: A Study in International Investment and Labor Flow. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
Como citar:

DOMENICONI, Jóice; BAENINGER, Rosana; "“TRABALHADORES DO CONHECIMENTO" NA IMIGRAÇÃO INTERNACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A IMIGRAÇÃO DOS PAÍSES DO MERCOSUL PARA O BRASIL", p. 416-429 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt4_81

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações