Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

TESTE DE USABILIDADE DO MÓDULO DE ATENDIMENTO DA FERRAMENTA DESKTOP DE GESTÃO DE CLÍNICAS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM, UNICLINIKA RIS

NEVES, Cecília Eloy ; CAMPOS, Fábio ;

Artigo Completo:

Com o crescimento do mercado digital, as empresas de Tecnologia da Informação veem uma necessidade crescente de investir em design e usabilidade. Com os softwares disponíveis, os usuários tornaram-se mais intolerantes e exigentes ao que usar e consumir. Na área de saúde não é diferente, novas tecnologias também estão surgindo tornando um mercado acirrado. Com esse novo mercado, tecnologia para a área de saúde, o UniClinika RIS foi desenvolvido. Seguindo princípios de usabilidade de Jordan, Leventhal e Barnes e as heurísticas de Nielsen, a ferramenta foi avaliada e problemas de usabilidade foram listados para serem apresentados à empresa desenvolvedora.

Artigo Completo:

Palavras-chave: usabilidade, teste de usabilidade, heurística, princípios de usabilidade, UniClinika RIS,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-conaerg2016-7048

Referências bibliográficas
  • [1] FALCÃO, Christianne Soares; Usabilidade de Produtos de Consumo: uma análise dos conceitos, métodos e aplicações - 2013.
  • [2] FERNANDES, Walquir da Silva; Verificação da conformidade das atuais Heuristicas de usabilidade quando aplicado aos equipamentos médicos de diagnostico por imagem. 2014. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
  • [3] NETO, Edvar Vilar; A contribuição para uma nova usabilidade através da compilação de heurísticas para dispositivos com interação multimodal. 201 Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
  • [4] ACIOLY, Angélica; TORRES, Caroline; ELOY, Cecília; SILVA, Ester; Análise de Usabilidade de Controles Remoto de Aparelhos de Ar condicionado Split. 2013. Trabalho final da disciplina Ergonomia e Usabilidade - Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
  • [5] BROOKE, John. SUS - A quick and dirty usability scale. Disponivel em: http://www.usabilitynet.org/trump/documents/Suschapt.doc Acesso em Mar.2013
  • [6] LEVENTHAL, Laura; BARNES, Julie. Usability Engineering: process, products and example. USA: Pearson Prentice Hall. 2008.
  • [7] JORDAN, Patrick W. An Introduction to Usability. London: Taylor & Francis. 1998. IIDA, ITIRO; Ergonomia: projeto e produção / Itiro Iida - 2a edição ver. e ampl. - São Paulo: Blucher, 2005. 320 p.
Como citar:

NEVES, Cecília Eloy; CAMPOS, Fábio; "TESTE DE USABILIDADE DO MÓDULO DE ATENDIMENTO DA FERRAMENTA DESKTOP DE GESTÃO DE CLÍNICAS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM, UNICLINIKA RIS", p. 1163-1180 . In: 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.3]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-conaerg2016-7048

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações