Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POTENCIALIDADES DA LEITURA DE CLÁSSICOS COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA E COM PESSOAS POUCO ESCOLARIZADAS

ITO, Tammy Silveira ; CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de ;

Artigo:

Este trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo é analisar o aspecto formador da leitura a partir da realização da Tertúlia Literária Dialógica (TLD) em sala de aula com alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma instituição do município de Rio Claro/SP. A TLD é uma atividade de leitura dialógica e coletiva dos clássicos da literatura, na qual as pessoas não somente interpretam o que o autor quis dizer em determinada obra, mas constroem compreensões do que foi lido a partir do mundo da vida. Dois aspectos são considerados no percurso da pesquisa: a seleção coletiva da obra clássica, buscando compreender o que é um livro clássico para pessoas que ora retomam o processo de escolarização, e os encontros quinzenais para a leitura do livro selecionado. Além dos dados coletados por meio de observação, registro em diário de campo e gravação da participação dos alunos na atividade, também são analisados alguns materiais escritos produzidos pelos participantes sobre possíveis afetações provocadas pela leitura. A pesquisa contribui para a ampliação do contato das pessoas pouco escolarizadas com as obras clássicas bem como a ampliação de perspectivas de leitura.

Artigo:

Palavras-chave: Tertúlia Literária Dialógica – clássicos – leitura,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt20_58

Referências bibliográficas
  • [1] CALVINO, I. Por que ler os clássicos/ Italo Calvino; tradução Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
  • [2] CHARTIER, R. Práticas da leitura/ Roger Chartier (org.); tradução Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
  • [3] FLECHA, R. Compartiendo palabras: el aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. Barcelona: Paidós, 1997.
  • [4] FLECHA, R.; MELLO, R. R. Tertúlia Literária Dialógica: compartilhando histórias. Presente! Revista de Educação - Ano 13 - nº 48 - Salvador, mar/2005 (p. 29 - 33).
  • [5] FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 200
  • [6] GIROTTO, V. C. Leitura dialógica: primeiras experiências com tertúlia literária dialógica com crianças em sala de aula. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
  • [7] LARROSA, J. La experiencia de la lectura: estúdios sobre literatura y formación. Barcelona: Laertes, 1996.
  • [8] LARROSA, J. Linguagem e educação depois de Babel/ Jorge Larrosa; tradução Cythia Faria. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
  • [9] LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas/ Jorge Larrosa; tradução Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
  • [10] MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetivo, 2002.
  • [11] MELLO ,R. R; BRAGA, F. M; GABASSA,V. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos: EdUFSCar, 2012.
Como citar:

ITO, Tammy Silveira; CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de; "TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POTENCIALIDADES DA LEITURA DE CLÁSSICOS COMO EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PARA E COM PESSOAS POUCO ESCOLARIZADAS", p. 1613-1623 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt20_58

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações