Artigo - Open Access.

Idioma principal

Steel Framing: Novas Perspectivas no Município de Uberaba

Barboza, Jéssica Cristina ; Ribeiro, Amanda Bernardes ; Silva, Cássia Fernanda Borges Da ; Dias, Mayara Galdino ; Araujo, Rayssa Sena ; Carneiro, Renato Afonso Maia ; Wagner, Roberta Afonso Vinhal ; Almeida, José Roberto de ;

Artigo:

O Steel Framing se apresenta como alternativa inovadora, simples, adequada e vantajosa da construção civil para a montagem de casas populares e outros tipos, empregando materiais que não causam grande degradação ambiental e podem ser reaproveitados, de possível reciclagem o que conta como fator importantíssimo para o meio ambiente, e diminuindo também os entulhos desperdiçados em comparação com a construção de casas de alvenaria convencional. Usa materiais simples e disponíveis no Brasil, como gesso acartonado de drywall, placas cimentícias, réguas de PVC, chapas de madeira (compensado ou OSB – Oriented Strand Board), mantas de lã de rocha ou lã de vidro, fibras cerâmicas, revestimento cerâmico e subcoberturas, aço galvanizado formado a frio para a estrutura, e outros materiais para vedação e dispositivos de fixação. Esses materiais são fabricados com alto sistema de qualidade, tecnologias avançadas, e suas estruturas com durabilidade e longevidade, certificados e controlados por normas, assim tudo é previamente calculado em projeto e ajustado em obra, e embora necessite de mão de obra qualificada, diminui gastos e desperdícios alem de permitir um alto controle de qualidade da obra pronta, garantindo a satisfação de seus futuros usuários.Esse sistema construtivo teve seu inicio no século XIX, com habitações de madeira na América pelos colonizadores, por ser um método construtivo mais rápido e produtivo, nesse período chamado de Balloon Framing e mais pra frente de Wood Frame por utilizar madeira. A madeira era empregada devido a ser um material largamentedisponível e de fácil manuseio na época em comparação com outros materiais, além de manter o conforto térmico da casa. Passou-se a utilizar o aço e outros materiais um século mais tarde com o desenvolvimento da industria do aço e no período pós Segunda Guerra Mundial, disseminando pelo mundo todo com o uso de perfis leves e resistentes de aço.O objetivo do projeto é construir um protótipo de parte de uma casa popular no modelo Steel Framing no campus Aeroporto da Universidade de Uberaba, e com ajuda de estudos através da literatura, apresentar o sistema construtivo como proposta inovadora da engenharia civil. Analisar cada etapa de montagem de uma casa popular construída no sistema Steel Framing e comparar o custo-benefício e vantagens ambientais da construção de uma casa popular de alvenaria convencional com de uma casa construída no modelo Steel Framing, e dessa forma conhecer a aplicabilidade do uso do sistema de construtivo Steel Framing na construção civil no Município de Uberaba.

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-8entec-017

Referências bibliográficas
  • [1] CICHINELLI, Gisele C. Aço leve. Construção Mercado. São Paulo, n. 125, p. 62-66, 201
  • [2] CONSTRUÇÃO, Redação do Fórum da. Light Steel Framing, Versatilidade, Rapidez Na Montagem E Um Excelente Acabamento. IBDA - Fórum da Construção. 201 Disponível em:
  • [3] Andlt;http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=8Andamp;Cod=484Andgt;. Acesso em: abr. 2014.
  • [4] FREITAS, Arlene Maria Sarmanho; CRASTO Renata Cristina Moraes de. Steel Framing: Arquitetura. 1. ed. Rio de Janeiro: IBS/CBCA, 2006. 121 p.; 29 cm. (Série Manual de Construção em Aço). ISBN 85-89819-09-
  • [5] NETO, Abdala Carim Nabut; SPOSTO, Rosa Maria. Sustentabilidade energético ambiental de fachadas aplicada ao sistema steel frame. In: VI Encontro Nacional e IV Encontro Latinoamericano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, Vitória-ES, 2011. Disponível em:Andlt;http://www.elecs2013.ufpr.br/wpcontent/uploads/anais/2011/2011_artigo_149.pdfAndgt;.Acesso em: mar. 2014.
  • [6] SANTOS, Fábio Rocha et al. Metodologia da pesquisa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 228p. ISBN 9788576057369.
  • [7] SILVA, Valdir Pignatta e. Estruturas de Aço em Situação de Incêndio. São Paulo: Zigurate Editora, 2001. ISBN 8585570040.
Como citar:

Barboza, Jéssica Cristina; Ribeiro, Amanda Bernardes; Silva, Cássia Fernanda Borges Da; Dias, Mayara Galdino; Araujo, Rayssa Sena; Carneiro, Renato Afonso Maia; Wagner, Roberta Afonso Vinhal; Almeida, José Roberto de; "Steel Framing: Novas Perspectivas no Município de Uberaba", p. 35-36 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-017

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações