Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

SOLUÇÃO NUMÉRICA DO PROBLEMA DE CONDUÇÃO DE CALOR TRIDIMENSIONAL TRANSIENTE NO PROCESSO DE USINAGEM

SILVA, S. C. ; PEREIRA, M. C. V. ; SILVA, M. F. ; HOMEM, C. L. G. ; COSTA, A. O. S. ; COSTA Jr, E. F. ;

Artigo:

A obtenção da temperatura na interface cavaco-ferramenta é de grande importância no processo de usinagem, uma vez que medidas podem ser propostas a fim de reduzir o desgaste da ferramenta e consequentemente reduzir os custos com a manutenção. Alguns métodos de modelagem que estudam este processo estão sendo desenvolvidos, entretanto, não são todos que traduzem corretamente o comportamento da temperatura de usinagem. O termo usinagem compreende todo o processo mecânico no qual a peça é o resultado de um processo de remoção de material. O objetivo deste trabalho consistiu em obter a variação temporal do perfil tridimensional de temperatura na ferramenta de corte em um processo de usinagem por torneamento. A solução do problema se deu pela discretização por diferenças finitas nas coordenadas espaciais e integração no tempo pelo método de Euler. Modelou-se uma ferramenta de corte que troca calor por todos os lados por convecção e recebe um fluxo de calor em um espaço definido em um de seus lados. Este fluxo é proveniente do atrito com o material usinado. O problema resolvido não apresenta solução analítica, mas a solução numérica obtida é fisicamente coerente, indicando a aplicabilidade do método de diferenças finitas na solução do problema abordado.

Artigo:

Palavras-chave: diferenças finitas, método de Euler, perfil de temperatura,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-02-ft-036

Referências bibliográficas
  • [1] AMORIM, H. J. (2002), Estudo da relação entre velocidade de corte, desgaste de ferramenta, rugosidade e forças de usinagem em torneamento com ferramenta de metal duro, UFRGS, Rio Grande do Sul – RS (dissertação de mestrado), 131 p.
  • [2] PEREIRA, I. C. (2010), Análise do torque e da força axial, em diferentes condições de corte durante o rosqueamento de dois ferros fundidos cinzentos (CrCuSn e CrCuCnMo) e um ferro fundido vermicular da classe 350, UFU, Uberlândia – MG (dissertação de mestrado), 113 p.
  • [3] LIMA, F. R. S. (2001), Modelagem tridimensional de problemas inversos em condução de calor: Aplicação em processos de usinagem, UFU, Uberlândia – MG (tese de doutorado), 195 p.
  • [4] SOUSA, J. A., SOUSA, M. N. (2012), “Análise da temperatura de usinagem no corte ortogonal de alumínio”. In: Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (POSMEC), 20°, UFU, Uberlândia - MG.
Como citar:

SILVA, S. C.; PEREIRA, M. C. V.; SILVA, M. F.; HOMEM, C. L. G.; COSTA, A. O. S.; COSTA Jr, E. F.; "SOLUÇÃO NUMÉRICA DO PROBLEMA DE CONDUÇÃO DE CALOR TRIDIMENSIONAL TRANSIENTE NO PROCESSO DE USINAGEM", p. 450-455 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-02-ft-036

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações