Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

SOB O FOCO DA ERGONOMIA COGNITIVA: O CONHECIMENTO MODIFICA O COMPORTAMENTO

PAULA, Silvânia Rodrigues de ; MARTINS, Edgard Tomás ;

Artigo Completo:

O aumento no número de acidentes de trabalho e afastamento de trabalhadores de postos de trabalho contribui para aumento do custo de produção, fez com que os empresários comecem a pensar como gerenciar e capacitar os trabalhadores de modo focado sobre as causas envolvidas. Da necessidade das empresas de buscarem a redução e / ou eliminação de acidentes de trabalho. Considerando a ergonomia objetivando modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade existente às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro, os empresários consideram a aplicação da ergonomia, mesmo que incipiente.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-conaerg2016-7847

Referências bibliográficas
  • [1] ABRAHÃO, Júlia. Introdução à Ergonomia - da Prática à Teoria. São Paulo: Blucher, 2009.
  • [2] BORGHI, Layla D’lla KássiAa. Avaliação de resultados do Treinamento: Uma análise das Metodologias disponíveis e sua aplicação em empresas brasileiras. Dissertação (Mestrado profissionalizante em administração) – Faculdade de Economia e Finança/IBMEC, Rio de Janeiro, 2008.
  • [3] KIRKPATRICK, Donald L. ; KIRKPATRICK, James.D. Como implementar os quatro níveis de avaliação de treinamento de equipes: um guia prático.Tradução de Alessandra Mussi. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2010.Tradução de: Implementing the four levels: a practical guide for effective evaluation of training programs.
  • [4] VIDAL, Mario Cesar. A cer
Como citar:

PAULA, Silvânia Rodrigues de; MARTINS, Edgard Tomás; "SOB O FOCO DA ERGONOMIA COGNITIVA: O CONHECIMENTO MODIFICA O COMPORTAMENTO", p. 343-348 . In: 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.3]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-conaerg2016-7847

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações