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SISTEMATIZAÇÃO DE RECURSO EDUCACIONAL ABERTO

Grimm, Gabrielle Hartmann ;

Artigo Completo:

O presente artigo é um recorte da pesquisa de mestrado, que o objetivo era a sistematização de um recurso educacional aberto para a disciplina de Semiótica para os cursos de graduação em Design. Por se tratar de um recurso educacional aberto, o modelo proposto pode ser adaptado para outras áreas do conhecimento, ou constantemente aprimorado, de modo colaborativo por diversos autores. Este artigo descreve os procedimentos metodológicos da pesquisa e a fundamentação teórica sobre Recursos Educacionais Abertos, que delimitou princípios e elementos importantes que configuram um material como tal e determinam o percurso para sistematização do recurso. A sistematização de um recurso educacional com base na filosofia de REA teve por intuito nortear usuários que viessem a usar conceitos expostos nesta pesquisa acerca das possibilidades da prática de construção de material didático, bem como do reuso de objetos de aprendizagem, adaptação para contextos distintos, compartilhamento de forma a permitir acesso ao conhecimento e um ciclo de vida sustentável de materiais educacionais.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Recursos educacionais abertos; Objetos de aprendizagem; Design; Design de interação; Semiótica.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0193

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Como citar:

Grimm, Gabrielle Hartmann; "SISTEMATIZAÇÃO DE RECURSO EDUCACIONAL ABERTO", p. 2259-2268 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0193

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